A importância de deixar a população alerta para os problemas na saúde do trabalho levou um grupo de técnico em segurança e médicos a fazer uma caminhada de conscientização no calçadão da Rua XV de Novembro, na manhã deste sábado (2).
Com faixas e uma miniatura de caminhão de som, o grupo partiu da Praça Santos Andrade em direção à Boca Maldita. No caminho, informações sobre o assunto foram repassadas a quem transitava pelo calçadão. Organizado pela Associação Paranaense de Medicina do Trabalho, o Abril Verde busca chamar a atenção para a necessidade de prevenção de doenças relacionadas ao trabalho e também de acidentes.
O médico Paulo Zétola, presidente da associação, conta que, além de acontecer às vésperas do dia do trabalho, o período de conscientização foi definido em abril porque o mês concentra duas datas muito importantes: 7 de abril é o dia mundial da saúde e em 28 de abril são lembradas as vítimas de acidente de trabalho – por causa da morte de 78 trabalhadores em uma mina norte-americana, em 1969.
Segundo a associação, 718 mil acidentes de trabalho aconteceram no Brasil em 2013, conforme levantamento mais recente. O tema do Abril Verde em 2016 é a saúde mental no trabalho, muitas vezes negligenciada frente a outros problemas considerados mais graves.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora