A academia de ginástica e um prédio residencial ao lado atingidos por um incêndio de grandes proporções na madrugada desta sexta-feira (8), na República, região central de São Paulo, estavam com o Alvará de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) vencido. De acordo com o Corpo de Bombeiros, a academia, onde o fogo começou, pediu a renovação do documento em julho, mas não teve o requerimento atendido. O edifício, também com o documento irregular, não havia sequer pedido a renovação. As datas de vencimento não foram informadas.
O incêndio começou por volta da 1 hora e mobilizou cerca de 50 viaturas dos bombeiros. Um total de 250 portas foi arrombado na operação e o fogo só foi controlado nesta manhã. Dezenas de moradores foram atendidos no local, após inalar a fumaça tóxica. Trinta vítimas foram hospitalizadas, e, às 12h50, nove seguiam internadas. Duas estavam em estado grave. De acordo com a corporação, o alvará da academia Smart Fit foi negado porque a empresa fez uma reforma no espaço, alterando a planta. Antes do estabelecimento, inaugurado nesta semana, funcionaram no espaço uma sala de cinema e um estacionamento.
O coordenador da Defesa Civil Municipal, Jair Paca de Lima, afirmou que o prédio residencial, com 25 andares, na esquina das Avenidas Ipiranga e Rio Branco, deve ficar interditado por uma semana. O edifício tem 146 apartamentos e 405 moradores. Eles foram autorizados a pegar os pertences com o acompanhamento de equipes de apoio. Em nota, a Smart Fit afirmou que "a direção da empresa está em contato com autoridades para identificar as causas (do incêndio) e poderá prestar mais esclarecimentos quando tiver informações suficientes".
TRF1 autoriza resolução que facilita aborto em menores de 14 anos sem o aval dos pais
Perspectiva de devassa jurídica de emendas deve gerar forte impacto no cenário político
Meta anuncia que adotará sistema semelhante ao do X para checagem de fatos
Morador de rua preso pelos atos de 8/1 é absolvido por Moraes; assista ao Sem Rodeios
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora