Lançada em Maringá há mais de dois anos e replicada mais de cem cidades do país, a Academia da Terceira Idade (ATI) chega a Curitiba. A primeira unidade está em funcionamento desde o Natal, no Parque Barigui. Os aparelhos foram doados pela operadora de planos de saúde Evangélico Saúde. A segunda unidade está sendo instalada no Parque Tingui, ao lado do posto da Guarda Municipal.
A ATI é um conjunto de equipamentos de musculação, instalado ao ar livre, que usa o peso do corpo para exercícios de força e alongamento. São indicados principalmente para pessoas da terceira idade, que perdem naturalmente um pouco da força muscular com o passar dos anos, mas podem ser usados por qualquer pessoa. Em Curitiba, assim como os modelos instalados no restante do país, professores de educação física serão contratados pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer para orientar os usuários.
A previsão da prefeitura é instalar uma unidade de ATI em cada regional administrativa do município até abril deste ano. No total, serão 11 ATIs na cidade.