• Carregando...
A Acadêmicos da Realeza levou a história do Coritiba para a avenida, animou os foliões e ficou com o título. | Luiz Cequinel/SMCS
A Acadêmicos da Realeza levou a história do Coritiba para a avenida, animou os foliões e ficou com o título.| Foto: Luiz Cequinel/SMCS

Resultado

A Unidos do Bairro Alto vai desfilar no Grupo A em 2010

Grupo A

1° lugar – Acadêmicos da Realeza

2° lugar – Embaixadores da Alegria

3° lugar – Leões da Mocidade

Grupo B

1° lugar – Unidos do Bairro Alto

2° lugar – Os Internautas

A chuva incomodou mas não acabou com a festa da escola de samba Acadêmicos da Realeza, a grande vencedora do carnaval de Curitiba em 2009. A escola chegou ao bicampeonato com o enredo Do Alto da Glória ... Para 100 anos de História, que homenageou o centenário do Coritiba. Em segundo e terceiro lugar ficaram a Embaixadores da Alegria e a Leões da Mocidade. No grupo de acesso, quem ganhou foi a Unidos do Bairro Alto.

A folia curitibana começou no sábado à noite, com o desfile das escolas de samba na Cândido de Abreu. Os desfiles iniciaram com atraso devido à forte chuva. Mesmo assim, cerca de 10 mil pessoas prestigiaram o evento. O primeiro bloco, Afoxé, estava previsto para entrar na avenida às 18h30, mas houve atraso de quase uma hora. A chuva também danificou alguns instrumentos do grupo. O bloco Rancho das Flores, composto por 400 integrantes, não desfilou em função do mau tempo.

A primeira a desfilar foi a Unidos de Pinhais, com um enredo que homenageou o centenário do compositor Cartola, comemorado no ano passado. Apesar disso, foi desclassificada por entrar com um número de integrantes menor que o previsto pelo regulamento, 160. A escola Os Internautas lembrou os palhaços e os antigos carnavais. A vencedora do grupo de acesso, Unidos do Bairro Alto, trouxe o tema da reciclagem para a avenida.

Os integrantes da Leões da Mocidade, primeira do grupo especial a desfilar, animaram a arquibancada cantando o Nordeste brasileiro e uma homenagem a Padre Cícero. Em seguida veio a Embaixadores da Alegria, com um enredo sobre o beijo, e por último a Acadêmicos da Realeza.

Cada escola do grupo especial recebeu da prefeitura R$ 25 mil para o desfile. As do grupo de acesso receberam R$ 18 mil. A expectativa da Fundação Cultural de Curitiba era ampliar o público, mas, em função da chuva, o número de participantes foi menor do que o ano passado, cerca de 10 mil pessoas.

Decepção

A forte chuva que caiu na capital no início da noite desanimou alguns foliões e o público demorou a chegar. Os organizadores do bloco Rancho das Flores, que está comemorando 20 anos, decidiram não desfilar porque a maior parte dos integrantes é de idosos.

Quem mais ficou decepcionado por não poder desfilar foi o casal Raimundo Sebastião Santos e Maria Luciana Mendes, ambos com 85 anos. O casal participa do bloco há 20 anos e é o único que está no grupo desde o início. Esse foi o primeiro ano que não entraram na avenida. "Nosso lugar é aqui. Adoramos o carnaval da cidade", diz Raimundo. Já aposentados e com os dez filhos criados, os dois fazem comerciais para a televisão e gostam é de dançar. "Temos samba no pé", diz Maria. Ano passado ela fez uma cirurgia no tornozelo e adiantou a data para dar tempo de desfilar. "Quando entro na avenida sinto muita alegria, parece que meu coração vai pular para fora".

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]