O Exército paraguaio, com apoio da Polícia Federal brasileira, realizou ontem uma ampla operação para destruir cultivos de maconha no departamento de Amambay, na fronteira com o Mato Grosso do Sul, onde 10 toneladas da droga foram apreendidas e mais de 50 hectares foram destruídos e queimados.
A operação articulada por um total de 90 soldados, entre militares, agentes antinarcóticos e policiais federais, contou com a cobertura de dois helicópteros, blindados e uma dezena de veículos, segundo informou a Secretaria Nacional Antidrogas (Senad).
Durante a operação, iniciada ontem e que deve durar "vários dias", segundo a Senad, recebeu o nome "Nova Aliança VIII". Ontem, os agentes localizaram sete acampamentos usados pelos traficantes. Paralelamente, os helicópteros detectaram a existência de uma fazenda com 50 hectares de cultivos de maconha, uma área que poderia produzir até 160 toneladas da droga. Neste caso, a plantação foi destruída e queimada.
Segundo os cálculos da Senad, o valor conjunto da droga confiscada e incinerada, caso tivesse chegado ao mercado negro, seria de cerca de US$ 4,8 milhões.