As operações de fiscalização da Ação Integrada de Fiscalização Urbana (AIFU) foram retomadas na noite desta quinta-feira (7) em Curitiba. Formada por agentes da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e de diversos órgãos ligados à prefeitura de Curitiba, a operação foi iniciada no bar e restaurante Bagdad Café, no bairro Mercês. A PM confirmou a operação, mas não informou qual o efetivo policial que participaria da ação, que deve entrar pela madrugada desta sexta-feira (8).
A quantidade de estabelecimentos comerciais e os locais também não são informados, para não comprometer as ações de fiscalização. A PM deve divulgar ainda nesta sexta-feira (8) um balanço da operação realizada nesta madrugada.Segundo o proprietário do Bagdad Café, Jorge Adnan Jezzini, por volta das 22h, a fiscalização no local ocorria dentro da normalidade. "É uma fiscalização de rotina. Não estão interditando. Estamos dentro das normas e eles [agentes] estão no direito deles", disse.
De acordo com o presidente da Associação Brasileira de Bares e Casas Noturnas do Paraná (Abrabar-PR), Fábio Aguayo, a preocupação dos comerciantes é de que não haja excessos por parte dos agentes. "Como não existe mais um critério do que vai ser fechado, só nos resta a confiança na palavra do prefeito de que não teremos uma caça às bruxas", ponderou. Segundo Aguayo, a prioridade nos casos de interdição deve ser por questões de segurança dos usuários, e não apenas por pendências burocráticas.