• Carregando...

O Conselho de Ética do Senado já prepara o arquivamento da representação do PSol contra Renan Calheiros (PMDB-AL) caso não surjam novos dados que comprovem o custeio de despesas pessoais do presidente da Casa pelo lobista da Mendes Júnior Cláudio Gontijo. As declarações amplamente favoráveis do corregedor, Romeu Tuma (DEM-SP), encontraram eco no próprio presidente do conselho, Sibá Machado (PT-AC). "Se Tuma está dando essas declarações é porque deve ter elementos. Por isso, será decisivo ouvi-lo antes de tudo." Ciente do roteiro, Renan já não faz questão de esconder a melhora de humor.

***

É pra já – Pedro Simon (PMDB- RS) pediu cobertura da TV Senado de um evento sobre educação do qual participa hoje no Rio Grande do Sul. Descontraído, Renan Calheiros brincou com a assessoria: "Me traga logo esse pedido para despachar. Não posso deixar o Simon sem tevê!". Mui amigos – Apesar das manifestações públicas de apoio ao presidente do Senado, deputados do PMDB aproveitaram jantar anteontem na casa do presidente do partido, Michel Temer (SP), para fazer maldosas e animadas brincadeiras sobre as agruras políticas de Renan. Crise – A auto-investigação da PF deve atingir um dos delegados que participaram da Operação Navalha. José Nogueira Eupídio responderá por suposta tentativa de evitar a prisão de um acusado, o assessor da prefeitura de Camaçari Edílio Pereira Neto. Por um fio – Os responsáveis pela coleta de assinaturas para a instalação da CPI da Navalha diziam ontem que faltavam apenas seis para atingir as 171 necessárias na Câmara. O DEM contribuiu com seis novas adesões. Falta agora convencer a bancada baiana, que tem Paulo Magalhães entre os envolvidos no escândalo. Carta na manga – A base governista diz já ter asseguradas dez desistências caso a oposição consiga o número necessário de assinaturas para a instalação da CPI mista. Escuridão – Os integrantes da CPI do Apagão Aéreo da Câmara já não escondem o desalento com o ostracismo que se abateu sobre as investigações da comissão desde que a Operação Navalha foi deflagrada pela PF. "Nossa pobre CPI foi navalhada", diz o deputado Vic Pires (DEM-PA).

Onde pega 1 – Mais do que críticas a Lula no passado, o que incomoda o governo no caso Mangabeira Unger, cuja posse na pasta de Ações de Longo Prazo estava prevista para o dia 13, é a atuação do filósofo como "trustee" da Brasil Telecom, empresa contra a qual move agora ação judicial. Onde pega 2 – No início da semana, Mangabeira consultou a Comissão de Ética do governo para que sua situação seja avaliada. "Trustee" é uma figura jurídica não reconhecida no Brasil que trabalha para um beneficiário a fim de realizar uma tarefa determinada.

Pelos cotovelos – Nas 36 horas em que estará em Londres, Lula dará quatro vezes mais entrevistas do que as concedidas à imprensa brasileira este ano. Falará com jornalistas indianos, com o jornal inglês "The Guardian" e com as TVs BBC e Al Jazeera. Verde – Reunido ontem em Berlim, o Conselho Internacional do Fórum Social Mundial decidiu unificar de novo o evento em 2009. A edição do fórum será em Belém e seu tema central, o aquecimento global. Pesou na escolha o fato de a capital do Pará estar localizada na região amazônica.

TIROTEIO

* Do cientista político Marco Antônio Teixeira sobre o corregedor do Senado, Romeu Tuma (DEM-SP), que externou seu desejo de "absolver" o presidente da Casa, Renan Calheiros (AL), mesmo antes das apurações sobre o envolvimento do peemedebista com a Mendes Júnior.

– A generosidade do "oposicionista" Romeu Tuma com o governista Renan Calheiros restaura uma velha tese do Congresso: escândalo multipartidário tende a não ser investigado.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]