O acesso à BR-277 no bairro Jardim das Américas, em Curitiba, será fechado a partir da manhã da próxima terça-feira (12). A concessionária Ecovia, que administra a rodovia entre a capital e as praias, confirmou nesta quinta-feira (7) o bloqueio do local, que fica na altura do km 82 da estrada, no sentido Paranaguá Curitiba.
No fim do mês de junho a concessionária havia definido o bloqueio, mas adiou a medida para o dia 12 de agosto. Em reunião com a Prefeitura de Curitiba decidiu-se que era preciso um maior tempo de divulgação do caminho alternativo, que os motoristas terão que usar depois do bloqueio.
O fechamento do acesso no Jardim das Américas era discutido há meses com os órgãos responsáveis. Foram instaladas placas próximas ao acesso do km 82 para informar os motoristas sobre as mudanças, que acontecerão a partir do dia 12 deste mês. Depois dessa data, o motorista que vem do bairro Cajuru em direção à BR-277, pela Rua Vicente de Carvalho, terá que virar duas quadras antes, à esquerda, e entrar na Rua Salvador.
Pela Salvador o motorista seguirá por cerca de um quilômetro até chegar à Rua Teófilo Otoni, para virar novamente à direita e entrar na BR-277, na altura do km 81. Já para o motorista que passa pela trincheira Vila Hauer/Capão da Imbuia é necessário a conversão à esquerda na Rua Vicente de Carvalho e posteriormente à direita na Rua Salvador seguindo então o mesmo trajeto citado acima.
Segurança
A Ecovia havia pedido para o DER o fechamento do acesso antigo, no bairro Jardim das Américas, por medida de segurança. Segundo a concessionária, depois da inauguração da trincheira Capão da Imbuia/Vila Hauer, no fim de 2007, o fluxo de veículos aumentou de forma significativa naquele ponto e isso elevou as chances de acidentes.