Rio – Equipes de resgate encontraram ontem, na Praia de Manguinhos, em Vitória, no Espírito Santo, três corpos e os destroços do bimotor Seneca modelo PA-34m, prefixo PT-ISF, que estava desaparecido desde a noite de sexta-feira com seis pessoas a bordo. O avião era do tenente-coronel da Força Aérea Brasileira (FAB) Alduíno Coutinho de Souza. Ele estava no comando da aeronave.

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Os corpos resgatados ontem são da professora Ronilda Terezinha Oliveira de Souza, mulher do tenente-coronel; de um dos filhos do casal, Alduíno Oliveira de Souza, e da namorada dele, Luana Pimentel Guimarães Santos. O enterro será no Rio de Janeiro, onde todos moravam.

Também viajavam no bimotor o outro filho do casal, Rafael Oliveira de Souza e sua namorada, Fátima Campos Lopes.

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As buscas por Alduíno, Rafael e Fátima continuam, mas familiares têm poucas esperanças de encontrá-los com vida, segundo uma das irmãs do piloto, Leila Coutinho.

Trabalham nas buscas 40 homens e dois aviões da Força Aérea Brasileira, um helicóptero da Polícia Militar capixaba e agentes da Polícia Civil, da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros do Espírito Santo e da Capitania dos Portos, além de lanchas particulares.

Plano de vôo

Também foram encontrados ontem o plano de vôo do avião bimotor e a carteira do tenente-coronel. Roupas e outros objetos pessoais das vítimas foram levados para o quartel da Polícia Militar, na capital capixaba.

Moradores viram os primeiros corpos – das mulheres – por volta de meia-noite de sábado e entraram em contato com o Centro Integrado Operacional de Defesa Social (Ciodes), que levou as vítimas para o IML. Pela manhã, foi encontrado o corpo do rapaz.

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A família saiu do aeroporto de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, na sexta-feira, e seguiria para Porto Seguro, na Bahia.

Antes, fez uma parada para abastecimento em Vitória, no Espírito Santo.

O bimotor perdeu contato com torre de controle enquanto sobrevoava a região de Aracruz, no norte do estado, 13 minutos após decolar do Aeroporto Eurico Salles.

Um irmão do piloto, Danilo Coutinho de Souza, disse que o coronel da FAB era um piloto experiente e já tinha voado todo o Brasil com a aeronave que caiu.

Leila Coutinho, outra irmã, confirma, dizendo que o irmão era muito cuidadoso com a manutenção do avião: "(Ele) sempre estava fazendo reparos, colocando peças novas. Ele me falou que ia viajar todo contente com a família, passar o fim de semana em Porto Seguro", disse.

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De acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), os documentos do avião e do piloto estão em ordem. Ainda de acordo com a Anac, a aeronave havia passado por uma revisão há pouco tempo.

A agência designou o tenente coronel Marcos Aurélio Salgueiro para investigar as causas da queda do avião. Salgueiro chegou ao Espírito Santo ontem e vai ficar por tempo indeterminado.

Salgueiro disse que as peças encontradas até o momento pelas equipes de resgate da FAB, do Corpo de Bombeiros do Espírito Santo e do Grupamento Aéreo do estado não contribuem para as investigações. Para descobrir a causa do acidente, segundo ele, será necessário encontrar o painel de controle da aeronave. "Se não encontrarmos a aeronave como um todo, os motores e a parte do painel, será praticamente impossível chegar a uma conclusão. Podemos chegar as hipóteses, mas conclusão sem encontrarmos a aeronave é impossível", afirmou.

Segundo o tenente-coronel, as condições climáticas no norte do Espírito Santo podem ter contribuído para o desaparecimento do bimotor.

Nas proximidades da área em que o avião se encontrava quando perdeu contato com a torre de comando, o tempo estava nublado, com garoa e pancadas de chuva rápidas, porém de grande intensidade.

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