Desde ontem, as pessoas que se envolverem em um acidente de trânsito em Curitiba com apenas danos materiais, sem pessoas feridas, já podem fazer o registro da ocorrência pela internet. Nesta data, entrou em funcionamento a primeira fase do Boletim de Acidentes de Trânsito Eletrônico Unificado (Bateu), sistema informatizado do boletim de acidentes de trânsito.
Nesta fase inicial, o registro do boletim de ocorrência só será válido para acidentes sem vítimas, ou seja, os que não tiveram feridos que foram encaminhados a uma unidade de pronto-socorro, por ambulância ou conta própria. A expectativa é de que a partir de abril deste ano o registro seja ampliado para todos os tipos de acidente de trânsito em Curitiba.
Como funciona
O sistema permite o registro de acidentes de trânsito envolvendo no máximo três veículos com danos materiais e sem vítimas. Para fazer o boletim, é preciso fornecer dados de documentos pessoais (RG, CPF e/ou carteira de motorista), endereço residencial, telefone, e-mail e informações da ocorrência. Ainda são solicitados o endereço do local onde ocorreu o acidente, data e hora da ocorrência, dados do outro envolvido (condutor ou veículo), testemunha (se houver) e um breve relato do fato. Se a pessoa só tiver a placa do outro veículo envolvido, pode registrar o boletim da mesma maneira.
O boletim registrado pela internet é liberado até 30 minutos após o pagamento da Guia de Recolhimento do Detran (GRD). O valor é de R$ 47,12 e pode ser pago em qualquer agência do Banco do Brasil. Caso esse pagamento não seja efetuado, o boletim fica arquivado no banco de dados. É possível reimprimir a GRD para efetuar a liberação da impressão do boletim.
Em caso de erros no boletim, é preciso fazer um novo registro, pois não há espaços para correções. Depois de feito, o usuário pode imprimir quantas vias necessitar do documento.
Serviço:
O registro do Boletim de Acidentes de Trânsito Eletrônico Unificado pode ser feito pelo site www.bateu.pr.gov.br.