Um acidente em uma obra de construção de rede de esgoto em São José dos Pinhais deixou uma pessoa morta no fim da manhã desta segunda-feira (22). Os bombeiros foram chamados ao Jardim Independência, na Rua Afonso de Lima, às 11h45. Dois homens estavam soterrados e um deles não resistiu aos ferimentos. O outro trabalhador foi encaminhado ao Pronto Socorro de São José dos Pinhais. Segundo informações da assessoria de imprensa da Prefeitura do município, ele ficou em observação e foi liberado ainda na segunda-feira.
Quatro viaturas foram até o local para prestar atendimento aos funcionários da empreiteira Nato, responsável pela intervenção. A reportagem entrou em contato com a diretoria da empresa, mas o responsável disse que prefere consultar um advogado antes de se pronunciar sobre o assunto.
A Sanepar, por meio da assessoria de imprensa, reforçou que a responsabilidade da execução da obra é da empreiteira Nato, mas que enviou um engenheiro ao local para acompanhar a situação. No local, uma rede de captação de esgoto é construída.
Fabian Brotto Monteiro, coordenador de obras da Sanepar na região, relatou que os operários trabalhavam em uma vala de 2,7 metros. O volume de terra que caiu, segundo ele, não foi muito grande, mais foi o suficiente para encobrir os funcionários.
"Para fazer o assentamento da rede é feito uma vala e dentro é colocado o tubo. Um dos funcionários acabou não resistindo, mas o outro foi retirado a princípio sem nenhuma lesão aparente. Vim até aqui para saber se seria preciso alguma ajuda por parte da Sanepar, mas a responsabilidade da obra é da empreiteira", disse.