Dois acidentes envolvendo ônibus biarticulados tumultuaram ontem o trânsito de Curitiba. O mais grave ocorreu por volta das 17h15, na esquina das ruas Padre Anchieta e Fernando Simas, no bairro Bigorrilho. Um Fiat Siena que vinha pela Fernando Simas furou o sinal ao cruzar a Padre Anchieta e colidiu com o ônibus da linha CentenárioCampo Comprido. Ao perceber a batida o motorista de uma Ipanema (prata) estacionada na Padre Anchieta tentou escapar por cima da calçada, em direção à canaleta, mas foi atingida pelo ônibus. Após bater nos dois veículos e em uma árvore, o biarticulado ainda atingiu uma segunda Ipanema (preta) também parada.
Cinco pessoas ficaram feridas e foram encaminhadas ao Hospital Evangélico. O caso mais grave foi de um passageira da Ipanema prata, a aposentada Maria Dembinski, 71 anos, que bateu a cabeça. "A gente estava conversando no carro, não tínhamos ainda nem colocado o cinto de segurança", conta o condutor do veículo, Nilson Farias.
Pela manhã, um acidente com biarticulado deixou a canaleta da Avenida Sete de Setembro, entre as ruas Brigadeiro Franco e Desembargador Motta, bloqueada por uma hora. Por volta das 9h30, o ônibus da linha Santa CândidaCapão Raso freou bruscamente e perdeu o controle após um pedestre iniciar a travessia com o sinal amarelo.
Segundo João Carlos dos Santos, encarregado de tráfego da Viação Cidade Sorriso, empresa proprietária do veículo, o acidente provavelmente foi ocasionado pela presença de óleo na pista. "O óleo que vaza dos veículos se acumula perto das esquinas aonde o ônibus fica parado enquanto o sinal está fechado. Acreditamos que foi isso que causou a derrapagem." A garoa fina na hora do acidente também teria contribuído.
O ônibus chegou a subir em uma das calçadas centrais que separam as pistas, derrubando uma placa de sinalização, mas não atingiu outros carros e ninguém ficou ferido.
O veículo trafegava a 55 quilômetros por hora. Uma revisão feita logo após o acidente não constatou nenhum problema mecânico. Segundo ele, o motorista, que trabalha há 16 anos na empresa, nunca havia se acidentado.
A Viação Cidade Sorriso opera quatro linhas de biarticulados em Curitiba (Pinheirinho, Santa Cândida, Centenário e Boqueirão), conta com uma frota de 250 ônibus, sendo 50 biarticulados. Os veículos têm em média oito anos de circulação. De acordo com determinações da Urbs (empresa que administra o transporte público em Curitiba), a vida útil de um ônibus é de 10 anos. Atualmente, a frota total de ônibus em Curitiba é de 1.800 veículos. Os biarticulados representam 10% desse total, cada um tem capacidade para 250 pessoas.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora