A exemplo do mês passado, o início de outubro foi marcado pela violência no trânsito de Londrina, no Norte do Paraná. Nos dez primeiros dias, foram registrados, pelo menos, três mortes nas ruas da cidade entre os 167 acidentes ocorridos que deixaram 77 feridos. Duas dessas mortes foram registradas nesta quinta-feira em menos de 9 horas.
Por volta da uma hora da manhã, José Lazaro Maia, 31 anos, conduzia sua moto Honda, modelo Titan, de placas AIP-5401, de Londrina, pela Avenida Dez de Dezembro, quando perdeu a direção e bateu sozinho. Segundo a polícia, quando passava pela Avenida Portugal, ele bateu no meio-fio e foi jogado em direção a um poste machucando tronco e pescoço. Sua morte foi instantânea.
Poucas horas depois, por volta das 9h30 da manhã, o ciclista Marcos Paulo de Abreu, 23 anos, teve a cabeça esmagada pela roda de um caminhão, na Avenida Winston Churchill, esquina com Rua Sudão, próximo ao Parque Ouro Verde (zona norte). O motorista Oscar Amâncio de Lima, 58 anos, relatou para os policiais que não viu o ciclista e, que quando fez a conversão, apenas sentiu "um baque" no veículo. A suspeita é de que o ciclista pegava carona no caminhão ou desceu a rodovia em alta velocidade sem parar no cruzamento.
A primeira vítima do mês foi Leonice Patéis, 52 anos, que foi atropelada no dia 6 de outubro e morreu na Santa Casa de Londrina no dia seguinte.
A situação é semelhante ao mês de setembro, quando, nos 12 primeiros dias, foram registradas 4 mortes. Em todo o mês de outubro do ano passado, ocorreram 10 mortes.
Os números de mortes durante os 10 dias deste mês podem ser ainda maiores, pois a Companhia de Trânsito da Polícia Militar (Ciatran) contabiliza apenas as mortes ocorridas no local. Nos hospitais, alguns dos casos entram como acidente de trabalho (acidentes com mototaxistas ou motoboys) e não é possível fazer o levantamento. No Hospital Evangélico, a assessoria de imprensa disse que não era possível determinar somente as ocorrências de mortes por acidente.
Atropelamento
No final da tarde de quinta-feira, Simério Alves da Silva, 13 anos, foi vítima de um atropelamento na Rodovia Celso Garcia Cid, no Jardim Novo Bandeirantes, em Cambé. O menino foi levado em estado grave para a Santa Casa de Londrina com fratura no fêmur e afundamento de crânio. Até o fechamento desta edição, ele continuava sob cuidado dos médicos na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora