Trinta quilos de maconha, caixas de cigarro e aparelhos eletrônicos foram apreendidos na noite desta quinta-feira em operação realizada pela Receita Federal (RF) em Santa Terezinha do Itaipu, região Oeste do Paraná. A ação, realizada com o apoio da Polícia Rodoviária Federal contra o contrabando e descaminho, resultou em apreensões, mas ninguém foi preso.
De acordo com o supervisor geral de operações da Receita Federal, Gilberto Buss, quem "paga a conta", neste caso, é o proprietário do estabelecimento. "Quando identificamos que as mercadorias não são para fins comerciais, como ficou evidente neste caso, abrimos um inquérito e o dono do hotel será citado como o responsável por todas as mercadorias apreendidas".
Nesta operação, feita em Santa Terezinha do Itaipu, foram apreendidos 30 quilos de maconha, 500 caixas de cigarro, aparelhos eletrônicos, equipamentos de informática e brinquedos. Toda a droga e os produtos foram encaminhados à Polícia Federal e Delegacia da Receita Federal em Foz do Iguaçu.
Aumento nas apreensões
A RF de Foz do Iguaçu está fechando o cerco contra o contrabando que entra diariamente no país pela Ponte da Amizade. "O principal resultado destas operações é de visível queda no movimento de pessoas no Paraguai. Estamos agindo em várias frentes de trabalho, de forma inteligente, para coibir a entrada de mercadorias irregulares", explicou Buss.
Na semana que vem será divulgado um balanço com o número de apreensões realizadas em setembro, incluindo uma grande operação feita em conjunto com o exército. "Naquela operação com o exército, fomos para a rodovia e não deixamos passar nada. Infelizmente, não podemos fazer isso sempre, mas estamos alternando ações ofensivas, como está, com ações mais inteligentes. Agora, por exemplo, estamos focando as fiscalizações em barracões e estabelecimentos que estão sendo usados para estocar os produtos. A mercadoria vem em carros pequenos e depois é distribuída em ônibus", disse Buss.
Segundo o supervisor da RF, o combate está sendo feito além dos limites de Foz do Iguaçu. "Uma das mudanças é que estamos agindo de forma pulverizada, ou seja, atuando também em outras cidades como Cascavel, Corbélia, Toledo e Guaira. Assim, quando os contrabandistas acham que escaparam da fiscalização, nossa equipe aparece de surpresa".
Foi assim no começo dessa semana, mas os contrabandistas se revoltaram e acabaram agredindo dois fiscais da RF e depredando um dos carros usados pela equipe.
Apreensão recente
Uma equipe que temos com base em Cascavel, também no Oeste do estado, apreendeu aproximadamente 30 ônibus só naquela região. "Anteontem (na quarta-feira) em Medianeira, apreendemos nove ônibus recheados de contrabando e mais outra quantidade, que encheu duas carretas, de produtos prontos para serem transportados. Só lá foram mais de R$ 1 milhão em mercadorias", concluiu Buss.