Técnicos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) vão hoje à cidade de Barracão, no Sudoeste do estado, para definir as ações de prevenção à gripe A(H1N1) no município, que faz fronteira com a Argentina. Segundo o gerente-geral de Portos, Aeroportos e Fronteiras da Anvisa, Paulo Coury que esteve ontem reunido com o secretário de Estado da Saúde, Gilberto Martin, e alguns prefeitos da fronteira , os técnicos levantarão quantas pessoas atuarão no trabalho preventivo, bem como quantos panfletos informativos e Declarações de Saúde do Viajante serão entregues na alfândega. "Dessa forma, se a pessoa estiver contaminada, teremos como fazer a rastreabilidade, ou seja, saber onde a pessoa esteve e com quem teve contato", explica. Segundo Coury, o trabalho preventivo será focado principalmente nos caminhoneiros.
Além dos técnicos da Anvisa, participarão da ação o Exército, servidores da Secretaria de Estado da Saúde e do município. O levantamento também será feito na cidade vizinha de Dionísio Cerqueira, no lado catarinense da divisa.
Ontem, militares do Exército já estiveram nas fronteiras do Brasil com Paraguai e Argentina em Foz do Iguaçu para reconhecer os locais onde irão atuar junto com a Anvisa na prevenção à gripe na cidade. A partir da amanhã, eles irão auxiliar funcionários da Anvisa a orientar pessoas, a recolher a Declaração de Saúde do Viajante e a distribuir panfletos. O mesmo trabalho de prevenção da Anvisa em parceria com o Exército será feito em Guaíra, que também faz fronteira com o Paraguai.
Ainda ontem, a prefeitura de Foz tomou novas medidas para atender casos suspeitos. Quem tiver gripe forte será atendido na unidade de saúde do bairro Morumbi, enquanto casos leves devem procurar os demais postos de saúde. A medida foi tomada para evitar aglomeração de pacientes em uma só unidade.
Lula enfrentará travessia turbulenta em 2025 antes de efetivar busca por reeleição
Após cerco em 2024, Bolsonaro deve enfrentar etapas mais duras dos processos no STF em 2025
Enquanto Milei dá exemplo de recuperação na Argentina, Lula mergulha Brasil em crises
2025 será um ano mais difícil para a economia brasileira
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora