Técnicos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) vão hoje à cidade de Barracão, no Su­­doeste do estado, para definir as ações de prevenção à gripe A(H1N1) no município, que faz fronteira com a Argentina. Se­­gundo o gerente-geral de Portos, Aeroportos e Fronteiras da Anvisa, Paulo Coury – que esteve ontem reunido com o secretário de Estado da Saúde, Gilberto Martin, e alguns prefeitos da fronteira –, os técnicos levantarão quantas pessoas atuarão no trabalho preventivo, bem como quantos panfletos in­formativos e Declarações de Saúde do Viajante serão entregues na alfândega. "Dessa forma, se a pessoa estiver contaminada, teremos como fazer a rastreabilidade, ou seja, saber onde a pessoa esteve e com quem teve contato", explica. Segundo Coury, o trabalho preventivo será focado principalmente nos caminhoneiros.

CARREGANDO :)

Além dos técnicos da Anvisa, par­ticiparão da ação o Exército, ser­vidores da Secretaria de Estado da Saúde e do município. O levantamento também será feito na ci­dade vizinha de Dionísio Cer­queira, no lado catarinense da divisa.

Ontem, militares do Exército já estiveram nas fronteiras do Brasil com Paraguai e Argentina em Foz do Iguaçu para reconhecer os locais onde irão atuar junto com a Anvisa na prevenção à gripe na cidade. A partir da amanhã, eles irão auxiliar funcionários da Anvisa a orientar pessoas, a recolher a Declaração de Saúde do Viajante e a distribuir panfletos. O mesmo trabalho de prevenção da Anvisa em parceria com o Exército será feito em Guaíra, que também faz fronteira com o Paraguai.

Publicidade

Ainda ontem, a prefeitura de Foz tomou novas medidas para atender casos suspeitos. Quem tiver gripe forte será atendido na unidade de saúde do bairro Mo­­rumbi, enquanto casos leves de­­vem procurar os demais postos de saúde. A medida foi tomada pa­­ra evitar aglomeração de pacientes em uma só unidade.