Atualizado em 25/05/2006, às 22h24
A Polícia Federal (PF) e a Polícia Civil prenderam 30 pessoas em Maringá, Londrina e Foz do Iguaçu e região, nesta quinta-feira, acusadas de envolvimento com tráfico de drogas. Foram apreendidos pelo menos 560 quilos de drogas, produtos contrabandeados e um barco nas operações denominadas Bala Doce, Fábula e Mosaico.
Em Maringá, o alvo eram traficantes de ecstasy, haxixe, cocaína e LSD na região. Ao todo, foram expedidos 22 mandados de busca e apreensão e 15 de prisão temporária. Denominada Bala Doce (os usuários e traficantes se referiam ao ecstasy como "bala" e o LSD como "doce"), a operação tinha entre seus principais alvos o proprietário da boate DOT e organizador de festas "rave", em Maringá, identificado apenas como Raul E.S.T., de 21 anos.
Segundo os policiais, a cidade seria um centro de distribuição de drogas para várias cidades, inclusive Londrina, Florianópolis e Camboriú, em Santa Catarina, e Goiânia, em Goiás. Na ação desta quinta, 15 pessoas foram detidas em Maringá e outras duas em Santa Catarina. No começo do ano, duas pessoas já haviam sido presas em Foz do Iguaçu e Marialva.
Para chegar até os acusados de tráfico de drogas, os policiais freqüentaram festas "raves" e boates por semanas. Além disso, com autorização da Justiça, escutas telefônicas foram feitas para identificar os traficantes e articuladores da quadrilha.
Operação Fábula
Em Foz do Iguaçu e região ocorreram dez prisões nesta quinta, durante a Operação Fábula. Durante as investigações, a PF apreendeu mais de uma tonelada e meia de maconha trazida pela quadrilha através do lago de Itaipu. Com braços em Missal e Santa Helena, todas na região Oeste do Paraná, a quadrilha foi surpreendida e desmantelada pela PF, que cumpriu 11 dos 10 mandados de prisão expedidos pela Justiça Federal Criminal de Foz. Um criminoso ainda está foragido. Também foram cumprido 14 mandados de busca e apreensão, tendo sido recolhidos 64 quilos de maconha, balança de precisão, um barco, cinco automóveis, uma motocicleta e produtos roubados.
Segundo o delegado da PF em Foz, Roberto Milaneze, a droga chegava do Paraguai e chegava ao Brasil transportada por barcos. "Ela era colocada em caminhões, em fundos falsos, que iam para os destinos de praxe, como Curitiba, São Paulo e Porto Alegre", afirmou. Os presos permanecem na Delegacia da Polícia Federal em Foz do Iguaçu e ficam à disposição da Justiça Federal Criminal.
São eles: Luis Carlos Guimarães, Joel Scarbelot, Nereu Azevedo do Amaral e Ademilson Antônio da Silva. Também foi preso Jair Correa, conhecido como Barba Azul (daí a inspiração do nome da operação, em referência à fábulas infantis). Ao ser preso, Correa se apresentou com documento roubado, se passando por Orlando Antonio Maria. Em Missal, os policiais prenderam Ailton Amado, José Gerônimo Camilo, Nestor Morschbacher Raubber e Vilson João Schwab. Na cidade de Santa Helena, Ivanor José Hoffmann foi detido.
Tráfico interestadual
Em outra ação, também em Foz do Iguaçu, agentes da Polícia Civil desmontaram, na Operação Mosaico, mais uma quadrilha de tráfico de drogas. Três pessoas foram presas. Os bandidos eram comandados por um preso que está no presídio de Joinville, em Santa Catarina.
Nesta quarta-feira, num bloqueio realizado em Cascavel, os policiais rodoviários apreenderam 28 quilos de maconha escondidas em um ônibus que ia de Foz do Iguaçu para Florianópolis. Os policiais acreditam que os adolescentes trabalhem para este traficante preso em Joinville.
Assista como foram as três operações na reportagem do ParanáTV
Interatividade
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião