A prefeitura de Curitiba e o governo federal chegaram a um acordo sobre a realização de um projeto básico para a instalação do metrô na capital paranaense. O trabalho, que será iniciado neste ano, receberá R$ 1,5 milhão do Programa de Mobilidade Urbana (PMU), mantido pela União. O projeto preliminar deve ser encerrado em abril, quando será novamente discutida a execução da obra, que ainda não está garantida pela União.
A decisão foi tomada na terça-feira (24) durante encontro em Brasília entre o prefeito Beto Richa (PSDB) e o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo. Richa esteve acompanhado do presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), Augusto Canto Neto. Eles apresentaram ao ministro planos sobre o novo sistema.
A obra subterrânea teria 14,3 quilômetros de extensão em mão-dupla, no mesmo caminho seguido pelos ônibus biarticulados entre os terminais do Cabral e Pinheirinho. O custo total seria de R$ 1,25 bilhão. Metade desse valor seria pago pela União, 32% ficariam a cargo de parcerias público-privadas e 18% viriam do município.