O governo do estado e a prefeitura de Curitiba estão preparando um acordo para evitar o reajuste da tarifa do transporte coletivo. Pela proposta, o estado ficaria responsável pela compra do combustível usado pelos ônibus de Curitiba e região. "Quando o estado compra combustível, não recolhe ICMS e isso dá uma economia brutal", comentou o governador Roberto Requião.
Segundo o governador, a prefeitura pagará e o estado fornecerá o combustível comprado. O acordo deve beneficiar os 3 milhões de usuários do transporte coletivo de Curitiba e região metropolitana e deverá ser formalizado nos próximos dias.
A compra de combustível pelo estado é uma das medidas estudadas para segurar o preço das tarifas do transporte coletivo. Está sendo estudada também a compra em conjunto de pneus.
Em março, durante a primeira reunião sobre o assunto, Requião e o prefeito de Curitiba, Beto Richa, destacaram que as aquisições dos dois insumos poderão ser feitas por meio de pregão eletrônico, o que possibilitaria a redução de preços. O governador disse naquela oportunidade que as medidas podem evitar a pressão sobre custos do transporte coletivo, o que está acontecendo em todas as grandes capitais brasileiras.
O presidente da Urbs, Paulo Schimidt, aponta que a desoneração do ICMS na compra de óleo diesel poderá causar um impacto de 2,5% a 3% no preço final da tarifa, o que compensaria outras elevações de custos. "A possibilidade de se firmar compras conjuntas de pneus entre estado e prefeitura também poderá aliviar essa pressão sobre os preços da tarifa", analisa.
Após denúncia ao STF, aliados de Bolsonaro ampliam mobilização por anistia no Congresso
Bolsonaro tinha esperança de fraude nas urnas, diz Cid na delação; veja vídeo na íntegra
Bolsonaro aposta em Trump para uma “virada de jogo” no Brasil; acompanhe o Sem Rodeios
Motor dá sinal de fervura, mas o presidente quer acelerar
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora