Cascavel Os gestores de saúde pública formalizaram ontem acordo para minimizar os problemas de atendimentos aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) em Cascavel. O acerto prevê a continuidade do atendimento do pronto-socorro do Hospital Nossa Senhora da Salete até 2 de janeiro e a retomada dos serviços do Hospital Santa Catarina. As medidas devem dar fôlego momentâneo ao sistema público de saúde ameaçado pela pela falta de leitos na cidade 42 leitos do SUS em hospitais particulares foram fechados neste ano na cidade.
O acordo foi formalizado no encontro entre os gestores municipais e o vice-prefeito de Cascavel, Vander Piaia. A direção do Hospital Santa Catarina se comprometeu em ativar imediatamente 42 leitos para o SUS. Os espaços estavam praticamente vazios em razão da crise financeira da unidade, que também estaria regularizando o pagamento dos salários atrasados dos funcionários.
A direção do Hospital Nossa Senhora da Salete também concordou em manter aberto o pronto-socorro, que seria fechado ontem. "Vamos manter o pronto-socorro em funcionamento até o dia 2 de janeiro para garantir o atendimento aos pacientes do SUS neste final de ano", disse Allan Brame Pinho, diretor -geral do Salete. Pinho afirma que o acordo saiu porque houve comprometimento da reativação do atendimento no Santa Catarina. "O pronto-socorro, no entanto, só vai receber casos de média e alta complexidade", ressalta. Para facilitar a distribuição de pacientes, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e o Sistema Integrado de Atendimento ao Trauma e Emergência (Siate) filtrarão os casos conforme a necessidade.
O diretor da 10.ª Regional de Saúde do estado, Jorge Trannin, espera agora o cumprimento do acordo. "Esperamos o entendimento maior dos gestores de saúde para reduzir os problemas enfrentados pela rede pública de saúde", afirmou Trannin. O acordo foi feito depois de exaustivas conversas entre o diretor da regional com os diretores dos hospitais da rede privada, do Hospital Universitário (HU) e da Secretaria de Saúde de Cascavel.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião