Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Saúde

Acordo garante pronto-socorro até 2 de janeiro

Cascavel – Os gestores de saúde pública formalizaram ontem acordo para minimizar os problemas de atendimentos aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) em Cascavel. O acerto prevê a continuidade do atendimento do pronto-socorro do Hospital Nossa Senhora da Salete até 2 de janeiro e a retomada dos serviços do Hospital Santa Catarina. As medidas devem dar fôlego momentâneo ao sistema público de saúde ameaçado pela pela falta de leitos na cidade – 42 leitos do SUS em hospitais particulares foram fechados neste ano na cidade.

O acordo foi formalizado no encontro entre os gestores municipais e o vice-prefeito de Cascavel, Vander Piaia. A direção do Hospital Santa Catarina se comprometeu em ativar imediatamente 42 leitos para o SUS. Os espaços estavam praticamente vazios em razão da crise financeira da unidade, que também estaria regularizando o pagamento dos salários atrasados dos funcionários.

A direção do Hospital Nossa Senhora da Salete também concordou em manter aberto o pronto-socorro, que seria fechado ontem. "Vamos manter o pronto-socorro em funcionamento até o dia 2 de janeiro para garantir o atendimento aos pacientes do SUS neste final de ano", disse Allan Brame Pinho, diretor -geral do Salete. Pinho afirma que o acordo saiu porque houve comprometimento da reativação do atendimento no Santa Catarina. "O pronto-socorro, no entanto, só vai receber casos de média e alta complexidade", ressalta. Para facilitar a distribuição de pacientes, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e o Sistema Integrado de Atendimento ao Trauma e Emergência (Siate) filtrarão os casos conforme a necessidade.

O diretor da 10.ª Regional de Saúde do estado, Jorge Trannin, espera agora o cumprimento do acordo. "Esperamos o entendimento maior dos gestores de saúde para reduzir os problemas enfrentados pela rede pública de saúde", afirmou Trannin. O acordo foi feito depois de exaustivas conversas entre o diretor da regional com os diretores dos hospitais da rede privada, do Hospital Universitário (HU) e da Secretaria de Saúde de Cascavel.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.