Foz do Iguaçu Políticos de Foz do Iguaçu defenderam-se ontem de acusações de favorecimento ao contrabando na fronteira do Brasil e Paraguai. O vereador de Foz do Iguaçu, Valdir de Souza Maninho (PMDB), e o ex-deputado federal Dilto Vitorassi (PT) foram citados em uma reportagem veiculada na noite de anteontem, no Jornal da Record.
Conforme a reportagem, Maninho é apontado como inquilino do Hotel Manos, interditado em 2005 pelo Ministério Público após informações de que o estabelecimento estava sendo usado por contrabandistas. Apesar de fechado, o hotel ainda estaria funcionando à noite como local para guardar mercadorias contrabandeadas, segundo a reportagem.
Em outro trecho da entrevista, Vitorassi dialoga com o ex-delegado da Receita Federal (RF) em Foz do Iguaçu, José Carlos de Araújo, por telefone. A conversa, registrada em março do ano passado, foi gravada pelo delegado. Na ocasião, a RF desencadeava uma operação para apreender táxis e vans do Paraguai que cruzavam a fronteira com mercadorias ilegais.
Na gravação, Vitorassi diz ao delegado que a fronteira não precisa de polícia e de repressão. Também fala para ele acabar com o contrabando em Santos e em outros lugares, não só em Foz.
Em pronunciamento na Câmara de Vereadores, Maninho afirmou que vai processar a TV Record pelas acusações. Segundo ele, o hotel foi fechado a pedido do Ministério Público atendendo a uma ação do Corpo de Bombeiros e Vigilância Sanitária para abertura de corredores e implantação de escadas. O vereador ainda questiona o conteúdo da reportagem. "Eu não vi o povo se movimentando com pilhas e pilhas de contrabando", sustenta.
Já Vitorassi negou ter defendido o contrabando e alega ter agido em defesa dos motoristas de vans e táxis. Para ele, a RF deveria apreender apenas as mercadorias e não os veículos. Segundo o deputado, logo após o episódio, a Justiça deu ganho de causa para alguns motoristas, o que comprova que a ação da RF era incoerente. O delegado José Carlos de Araújo não foi encontrado pela Gazeta do Povo.
PT apresenta novo “PL da Censura” para regular redes após crescimento da direita nas urnas
Janjapalooza terá apoio de estatais e “cachês simbólicos” devem somar R$ 900 mil
Não há inflação baixa sem controle de gastos: Banco Central repete alerta a Lula
De 6×1 a 4×3: PEC da redução de jornada é populista e pode ser “armadilha” para o emprego
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora