O Paraná perdeu uma das maiores educadoras de sua história: a professora Diva Vidal, 94 anos, 77 dos quais dedicados ao magistério. Internada numa UTI por três dias, dona Diva, como era conhecida, teve parada cardíaca e morreu às 20 horas da segunda-feira, em Curitiba. Seu corpo foi sepultado às 17 horas de ontem, no Cemitério Municipal do Água Verde.
Diva Vidal nasceu em 25 de agosto de 1911 e, aos 17 anos, começou a lecionar em Paranaguá, onde nasceu. "No início, era professora de Educação Física. Mais tarde, passou a ensinar Matemática e veio para Curitiba", conta o sobrinho Hugo Marques Vidal.
Apesar de não ter nenhuma graduação superior (formou-se professora pela Escola Normal de Paranaguá), a educadora recebeu, em 1957, o título de Professor Honoris Causa da Faculdade do Norte do Paraná. Na década de 70, foi coordenadora das inspetorias regionais de educação do estado. "Arrumaram-lhe um jipe, com o qual ela rodava o interior", lembra Hugo. Até meados do ano passado, a educadora ia com freqüência à Secretaria do Estado da Educação do Paraná (Seed), mesmo estando aposentada desde 1983. Em 1993, recebeu do Ministério da Educação a Comenda da Ordem de Mérito Educativo Nacional.
A mulher que amava educar, amava também seus educandos. Exemplo disso é Marlene Lima Tomasi, ex-aluna que se transformou em espécie de braço direito de dona Diva. "Ela não tinha filhos e dizia que eu era sua filha do coração", diz Marlene. Angelina Carmela Romão Mattar Matieski, chefe do Departamento de Educação Especial da Seed, ao qual Diva estava ligada, revela ter na educadora um exemplo. "Minha mãe, que era coordenadora de uma escola, lembra da comoção que era a chegada dela nas escolas, quando as inspecionava. Dona Diva sabia ser rígida e carinhosa ao mesmo tempo", conta.
Além do ensino, outra paixão da educadora era a música. De acordo com Walmir Teixeira, colega de Diva no Departamento de Educação Especial e regente do coral da secretaria, ela sempre era a primeira a chegar às apresentações do grupo.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião