Uma das primeiras promessas de Rafael Greca (PMN) após sua eleição, a lavagem da Rua XV de Novembro deve sair do papel nesta terça-feira (31). A ação, segundo a assessoria imprensa da prefeitura, tem previsão para começar às 22 horas, na altura da Rua Presidente Faria, nos fundos do Prédio Histórico da Universidade Federal do Paraná (UFPR), e seguir até às 5 horas da manhã, na Praça Osório.
A limpeza foi divulgada nesta terça por Rafael Greca em seu perfil no Facebook. O evento está na agenda oficial do prefeito, que vai participar do mutirão, segundo informou a prefeitura por volta do meio-dia desta terça.
Na semana passada, Greca chegou a dizer que há fezes no calçadão da Rua XV. “Tem merda humana no calçadão, incrustada. Isso dá doença. Está sujo e temos que limpar”, enfatiza o prefeito Rafael Greca (PMN).
Ex-prefeito de Piên é suspeito em assassinato de prefeito eleito
Leia a matéria completaA lavação do calçadão estava prevista para ocorrer nos primeiros dias da nova administração municipal, mas precisou ser adiada quando Rafael Greca foi passou mal por causa de um coágulo sanguíneo e precisou ser internado.
Mas a ação ainda está sujeita às condições meteorológicas. Se chover muito forte, a medida poderá ser adiada pela terceira vez.
“Crosta de abandono”
No Facebook, Greca afirma que o calçadão será jateado por “vap” de alta potência, com água não tratada. “Será removida a crosta de abandono, craca e até fezes humanas que infelicita a paisagem urbana e coloca em risco a saúde da população”, escreveu o prefeito.
Cerca de 25 funcionários da limpeza pública devem participar do mutirão. A limpeza será feita com uma motovarredeira, dez regadores, 30 vassouras e um carrinho elétrico de apoio para retirar o lixo da região. Duzentos litros de detergente desengordurante neutro devem ser usados. A prefeitura informou que toda a água utilizada na ação será de reuso, mas não estimou quantos litros devem ser empregados na limpeza.
Servidores da Fundação de Ação Social (FAS) também devem acompanhar a ação. Conforme a assessoria de imprensa, eles já informaram moradores de rua sobre a lavação e devem oferecer apoio no atendimento da população de rua nestes locais.
A previsão da prefeitura é que a ação seja quinzenal.
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora