Um adolescente que aparece nas imagens de uma câmera de segurança que capturou a agressão a um morador de rua, no Terminal Guadalupe, Centro de Curitiba, na última terça-feira (26), é filho de um sargento da Polícia Militar do Paraná. A afirmação é do delegado Vinicius Borges Martins, do 1º Distrito Policial, que está investigando o caso.
O morador de rua Givanildo da Silva foi violentamente espancado com uma barra de ferro enquanto dormia em uma floreira, na tarde de terça-feira, pelo jovem Jean Krüger, de 22 anos, funcionário de uma loja de bicicletas da região do Terminal. A vítima segue internada em estado grave na UTI do Hospital Evangélico.
Segundo o delegado, junto com Jean, nas imagens da câmera, aparece outro jovem, de 16 anos. Os dois saem juntos do estabelecimento no momento da agressão: Jean com a barra de ferro e o adolescente com um bastão. O jovem, enquanto Jean espanca o morador de rua, fica parado ao lado, olhando. "No momento em que o Jean sai da loja, o rapaz sai com ele, com o mesmo tipo de vestimenta e um taco nas mãos, e fica apenas olhando. No mínimo foi omissão", disse o delegado Martins.
De acordo com as investigações, o adolescente é estudante do 2º ano do Ensino Médio de um colégio particular conhecido no Centro de Curitiba, e é filho de um sargento da PM. O delegado afirmou que não podia revelar o nome do adolescente e do sargento, nem em que batalhão ele trabalha.
A Polícia Militar do Paraná informou que vai apurar o caso e tentar identificar o sargento. Os investigadores do 1º DP devem tirar uma cópia dos autos da investigação e encaminhar para a Delegacia do Adolescente, que será responsável por tomar providências quanto ao caso do jovem de 16 anos.
Morador de rua segue em estado grave
Givanildo da Silva, que foi agredido pelo jovem Jean Krüger, continua internado em estado grave nesta quinta-feira (28), no Hospital Evangélico. Ele passou por uma cirurgia na noite de terça por conta do traumatismo craniano, já que a agressão mais forte ocorreu na cabeça. Ele segue internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital, sem alterações no quadro de saúde.
O caso
O homem dormia em uma floreira no Terminal Guadalupe, na Rua João Negrão, quase esquina com a Rua André de Barros, quando Jean o agrediu com uma barra de ferro. Segundo relato de testemunhas, o jovem ainda deu uma facada na vítima e o arrastou para a rua. "Ele estava mal vestido, com uma indumentária ruim. Odeio pessoas desse tipo", falou o agressor, no fim da tarde de terça, enquanto estava detido no 1º Distrito Policial (DP).
O rapaz falou ainda que estava trabalhando na loja de bicicletas há dois meses e, no último mês, negociava a compra do estabelecimento. O rapaz alegou que sofria constantes roubos e depredações na loja e havia denunciado o uso e tráfico de drogas no local diversas vezes. Como o problema não foi solucionado, resolveu agir. "Ninguém fez nada, então, eu resolvi fazer", disse.