O adolescente de 15 anos que denunciou os seguranças de uma loja de eletrodomésticos no Portão, em Curitiba, como os responsáveis pela morte de dois jovens prestou depoimento na Delegacia de Homicídios (DH), nesta terça-feira (24). O adolescente teria participado de um furto ao estabelecimento junto com as vítimas, cujos corpos foram encontrados próximos ao Aterro da Caximba. A Polícia Civil também liberou as imagens do circuito interno de segurança da loja (veja abaixo).
À polícia, o jovem disse que seis seguranças arrastaram Harisson Tibério de Souza Gama, 20 anos, e de Ewerton Willian Almeida, 18 anos para fora da loja e atiraram contra eles. Segundo depoimento do jovem, depois de baleados, os amigos dele teriam sido colocados no carro dos vigilantes.
Dois e não seis seguranças atenderam a ocorrência na noite do crime, de acordo com a polícia. Eles também prestaram depoimento nesta manhã e afirmaram que não chegaram a encontrar os suspeitos. Os dois vigilantes foram afastados do trabalho durante as investigações.
As imagens do circuito interno da loja mostram um dos assaltantes circulando por volta das 4 horas da madrugada de sábado (20). O outro suspeito não aparece em nenhum momento, assim como os vigilantes. "Estamos apurando para ver se há envolvimento desses seguranças nesse caso. O que sabemos é que alguns fatos diferem do que foi dito pelo adolescente, como o fato de eles terem sido pegos dentro da loja", afirmou o delegado Rubens Recalcatti.
A equipe de vigilância chegou ao local do crime por volta das 4h20 e o gerente do estabelecimento chegou 25 minutos depois. O responsável pela loja disse à polícia que permaneceu no local, com os vigilantes, até as 6 horas. A empresa de segurança deu queixa do sumiço de uma arma na noite de domingo, conforme o delegado Rubens Recalcatti. Ele, no entanto, não informou se o equipamento pertencia a um dos seguranças que atenderam o furto, mas confirmou que a arma pode ter sido usada no crime.
O furto
Os dois rapazes teriam entrado no estabelecimento pelo forro, na madrugada de sábado (20), enquanto o adolescente ficava do lado de fora, responsável por vigiar, segundo a polícia. Pequenos eletrônicos foram apanhados e enrolados em uma blusa de lã. Os itens furtados e a blusa foram encontrados nas proximidades.
O homem que aparece nas imagens anda tranquilamente pela loja. Ele tenta abrir gavetas e desconecta cabos de energia. "Ele pensa que são os cabos das câmeras e depois disso ele tira o capuz", disse o delegado.
Os jovens mortos eram usuários de drogas e já tinham praticado outros furtos, de acordo com a Delegacia de Homicídios. "Tivemos a informação de que o adolescente inclusive jogou celulares dentro de um presídio a mando dos dois", disse o delegado.
Harisson Tibério de Souza Gama foi encontrado na manhã de sábado e Ewerton Willian Almeida na manhã de domingo. Os corpos estavam a aproximadamente 700 metros um do outro, no Aterro do Caximba.
VIDA E CIDADANIA | 2:46
Adolescente que participou do crime disser à polícia que os responsáveis por atirar nos rapazes foram seguranças do estabelecimento