Leal, companheira e zelosa, a pequena Jade teve uma vida breve. Morreu aos 13 anos, no dia 26 de março por complicações de uma doença chamada hiperadrenocorticismo canina. Mas apesar do pouco tempo, a poodle toy foi feliz e amada. Tanto que motivou seu dono, o advogado Fernando Antônio Miranda, 80 anos, a fazer um anúncio na edição de domingo da Gazeta do Povo para agradecer à equipe médica que cuidou dela durante os últimos momentos. “Resolvi fazer a homenagem porque a gente vê tanta coisa ruim contra os animais e quando temos bons exemplos, precisamos mostrar”, diz.
Para Fernando Miranda, a poodle era um membro da família. Jade esteve sempre ao lado da mãe do advogado, Diva Miranda, até a morte dela aos 99 anos, em 2011. “Quando minha mãe ficou doente, a Jade estava o tempo todo ao lado dela e avisava quando algo estava errado. Devemos muito à Jade o fato de sermos uma família feliz”, lembra ele com a voz embargada.
E talvez por obra do destino, Jade chegou à família de forma inesperada. “Eu estava andado pelo shopping quando vi no pet shop vários cachorros. Lembro que ela veio correndo para o meu lado. Naquele momento sabia que tinha que levá-la para casa”, relata Miranda.
Quando os problemas de saúde de Jade ficaram mais sérios, nunca reclamava. Fez todo o tratamento, doloroso, sempre sem reclamar. “Ainda vou escrever um livro sobre a vida dela, porque era um animal extraordinário.”
Com a morte de dona Diva, Jade ficou muito abalada. Para tentar animar o animal, Fernando Miranda teve a ideia de colocar um companheiro ao lado da poodle toy. Foi quando chegou mais um integrante na família: o gato Tareco. “Mesmo ele sendo um gato, a Jade cuidava dele também e dos sete pássaros que temos”, diz.
Doença
Segundo a médica veterinária do Hospital Veterinário Batel Bianca Ricci Borba, o hiperadrenocorticismo canino é quando ocorre um aumento de liberação do hormônio cortisol, produzido nas glândulas adrenais, no organismo do animal. É muito comum nos cachorros e pode levar a complicações nos rins, pressão alta, aumento no risco de infecções e diabetes. É mais propensa a aparecer em animais mais velhos.
Bianca Borba foi uma das profissionais, da equipe comandada pelo médico veterinário Luiz André Sorbello, que cuidou de Jade.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião