Ouça este conteúdo
O Movimento Advogados de Direita Brasil - composto por mais de 4 mil advogados - divulgou, nesta terça-feira (17), uma nota de reconhecimento e apoio ao presidente Leonardo Lamachia, da sucursal da Ordem dos Advogados do Brasil no Rio Grande do SUL (OAB-RS). A nota foi publicada após o discurso de Lamachia com críticas ao STF, no Ato pela Defesa da Democracia, realizado em Porto Alegre, nesta segunda-feira (16).
>> Faça parte do canal de Vida e Cidadania no Telegram
No evento, o presidente da OAB-RS destacou o “grave e delicado” momento vivido no país. “A democracia é um valor inegociável e sua defesa é uma obrigação de todos os brasileiros. Não há outro caminho para o país ter prosperidade, desenvolvimento e paz que não seja por meio do estado democrático de Direito”, disse, repudiando os atos ocorridos em Brasília em 8 de janeiro.
Lamachia também chamou de “excessos” as decisões praticadas pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e criticou nominalmente o ministro Alexandre de Moraes pelo "desrespeito ao devido processo legal". “Me refiro às decisões proferidas no âmbito do inquérito 4781 e em relação aos fatos ocorridos em Brasília que violam a Constituição Federal e que violam, também, o estado democrático de Direito, prerrogativas da advocacia, além de usurparem competência do Ministério Público e da própria magistratura”, lembrou.
Ao final do discurso, Lamachia cobrou a conciliação entre os Poderes, autoridades e oposição. “O STF, as demais autoridades da República, os líderes da oposição devem mudar a forma de agir, primando pelo equilíbrio, ponderação e serenidade com vistas à manutenção da democracia. Se não houver essa mudança, a democracia está em risco."
O movimento dos advogados enalteceu o discurso de Lamachia. "Externamos nossa gratidão pelo necessário discurso, qual reflete o pensamento de todos os advogados que compõem o Movimento, ressalta a importância de sempre defender as liberdades e garantias individuais não importando o lado ideológico e o momento histórico dos fatos", escreveu os advogados.