O Movimento Advogados de Direita Brasil - composto por mais de 4 mil advogados - divulgou, nesta terça-feira (17), uma nota de reconhecimento e apoio ao presidente Leonardo Lamachia, da sucursal da Ordem dos Advogados do Brasil no Rio Grande do SUL (OAB-RS). A nota foi publicada após o discurso de Lamachia com críticas ao STF, no Ato pela Defesa da Democracia, realizado em Porto Alegre, nesta segunda-feira (16).
>> Faça parte do canal de Vida e Cidadania no Telegram
No evento, o presidente da OAB-RS destacou o “grave e delicado” momento vivido no país. “A democracia é um valor inegociável e sua defesa é uma obrigação de todos os brasileiros. Não há outro caminho para o país ter prosperidade, desenvolvimento e paz que não seja por meio do estado democrático de Direito”, disse, repudiando os atos ocorridos em Brasília em 8 de janeiro.
Lamachia também chamou de “excessos” as decisões praticadas pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e criticou nominalmente o ministro Alexandre de Moraes pelo "desrespeito ao devido processo legal". “Me refiro às decisões proferidas no âmbito do inquérito 4781 e em relação aos fatos ocorridos em Brasília que violam a Constituição Federal e que violam, também, o estado democrático de Direito, prerrogativas da advocacia, além de usurparem competência do Ministério Público e da própria magistratura”, lembrou.
Ao final do discurso, Lamachia cobrou a conciliação entre os Poderes, autoridades e oposição. “O STF, as demais autoridades da República, os líderes da oposição devem mudar a forma de agir, primando pelo equilíbrio, ponderação e serenidade com vistas à manutenção da democracia. Se não houver essa mudança, a democracia está em risco."
O movimento dos advogados enalteceu o discurso de Lamachia. "Externamos nossa gratidão pelo necessário discurso, qual reflete o pensamento de todos os advogados que compõem o Movimento, ressalta a importância de sempre defender as liberdades e garantias individuais não importando o lado ideológico e o momento histórico dos fatos", escreveu os advogados.
Esquerda tenta mudar regra eleitoral para impedir maioria conservadora no Senado após 2026
Falas de ministros do STF revelam pouco caso com princípios democráticos
Sob pressão do mercado e enfraquecido no governo, Haddad atravessa seu pior momento
Síria: o que esperar depois da queda da ditadura de Assad
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora