A Aeronáutica divulgou nota, na manhã desta segunda-feira (1º), com informações sobre o voo AF 447, que partiu do Rio de Janeiro, na noite de domingo (31), e desapareceu. Na aeronave, estavam 228 pessoas, sendo 216 passageiros e 12 tripulantes, que seguiam para Paris.
De acordo com a nota, o último contato foi feito às 22h33 (horário de Brasília), via rádio, com o Centro de Controle de Área Atlântico (Cindacta 3). Nesse momento, foi avisado que a aeronave ingressaria no espaço aéreo de Dakar-Senegal, às 23h20 (horário de Brasília).
A Aeronáutica diz ainda que o avião saiu da cobertura radar do Cindacta 3, de Fernando de Norinha, voando normalmente a 35.000 pés (11 quilômetros) de altitude e a uma velocidade de 453 KT (840 quilômetros por hora).
A nota afirma também que a Air France informou que recebeu mensagem do avião, que dava conta de problemas técnicos, como perda de pressurização e falha no sistema elétrico.
Leia a nota, na íntegra:
"O Comando da Aeronáutica informa que iniciou as buscas para localizar o vôo 447 da AIRFRANCE, que desapareceu quando voava do Rio de Janeiro RJ para Paris França, com estimativa de pouso às 06h10 (horário de Brasília).
A aeronave da AIRFRANCE decolou do Aeroporto do Galeão às 19h30 (horário de Brasília). Às 22h33 (horário de Brasília) o vôo AFR 447 realizou o último contato via rádio com o Centro de Controle de Área Atlântico (CINDACTA III) na posição INTOL (565 quilômetros de Natal RN), informando que ingressaria no espaço aéreo de DAKAR - Senegal (posição TASIL 1.228 quilômetros de Natal RN), às 23h20 (horário de Brasília). Às 22h48 (horário de Brasília), quando a aeronave saiu da cobertura radar do CINDACTA III, de Fernando de Noronha, as informações indicavam que a aeronave voava normalmente a 35.000 pés (11 quilômetros) de altitude e a uma velocidade de 453 KT (840 quilômetros por hora).
No horário estimado para a posição TASIL (23h20), a aeronave da AIRFRANCE não efetuou o contato rádio previsto com o CINDACTA III, o que foi informado ao Controle DAKAR.
A Companhia AIRFRANCE informou ao CINDACTA III, às 08h30 (horário de Brasília), que a aproximadamente 100 quilômetros da posição TASIL, o vôo AFR 447 enviou uma mensagem para a companhia informando problemas técnicos na aeronave (perda de pressurização e falha no sistema elétrico).
Às 02h30 (horário de Brasília), o SALVAERO Recife acionou os meios de busca da Força Aérea Brasileira FAB, com 01 aeronave C-130 Hércules, 01 P-95 Bandeirante de patrulha marítima e o Esquadrão Aeroterrestre de Salvamento (PARASAR).
Brigadeiro-do-Ar Antonio Carlos Moretti BermudezChefe do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica"
Governo aproveita debate da jornada 6×1 e bombas em Brasília para atrasar corte de gastos
Milei se reúne com Trump, Musk e Stallone em evento conservador
Explosões aumentam pressão para PGR denunciar Bolsonaro por tentativa de golpe
Vídeos mostram autor de atentado entrando na Câmara horas antes de explosões
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora