Limpeza e conforto contam mais
Segundo a Secretaria de Aviação Civil (SAC), os itens que mais pesam na avaliação geral dos aeroportos são limpeza geral, limpeza do banheiro e conforto do terminal. Isso significa que ainda que os serviços de check-in sejam eficientes e os voos saiam no horário certo, se o aeroporto for desconfortável ou sujo, o passageiro ficará incomodado.
O aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre (RS) foi o melhor avaliado no item Limpeza Geral, com nota 4,52. O aeroporto de Brasília ficou melhor posicionado quando o assunto é limpeza dos banheiros, com nota 4,33. Já no aspecto conforto, o Galeão, no Rio de Janeiro (RJ) levou a melhor, com nota 4,40.
Para comparar, o Afonso Pena ficou com 4,31 em limpeza geral; 4,12 em limpeza dos banheiros; e 3,98 no item conforto da sala de embarque.
145.962
É o número de passageiros que já foram ouvidos desde que a pesquisa começou a ser realizada, no primeiro trimestre de 2013.
Pesquisa divulgada nessa quinta-feira (29) pela Secretaria de Aviação Civil (SAC) revela que o Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, perdeu a liderança do ranking que avalia a satisfação dos passageiros e, dessa vez, ficou com a terceira colocação. Na última edição do ranking trimestral, divulgada em agosto, o Afonso Pena havia conquistado a preferência dos usuários, seguido do aeroporto de Guarulhos (SP).
Realizada entre outubro e dezembro de 2014, a pesquisa mais recente traz os aeroportos de Viracopos, em Campinas (SP) e Gilberto Freyre, em Recife (PE) em primeiro e segundo lugares, respectivamente. Viracopos alcançou média geral de 4,29; Gilberto Freyre, 4,28, e o Afonso Pena, 4,27. Santos Dumont, no Rio de Janeiro, e Salgado Filho, em Porto Alegre, completam a lista dos cinco primeiros, com as médias 4,19 e 4,16, respectivamente.
Nessa edição, a pesquisa encomendada pela SAC ouviu 12.992 passageiros de voos domésticos e internacionais nos 15 aeroportos que respondem por 95% da movimentação em todo o país. Os entrevistados avaliaram indicadores como limpeza geral, limpeza do banheiro e conforto do terminal, além da agilidade no check-in e pontualidade, e atribuíram notas de um a cinco, sendo cinco a maior nota possível.
Afonso Pena
Entre os indicadores mais bem avaliados no Afonso Pena estão a disponibilidade de táxis (4,85), o tempo de espera na fila da aduana (4,74) e a obtenção de informações nas esteiras de restituição de bagagem (4,73). Entre os aspectos que ganharam notas mais baixas estão a qualidade do sinal de internet sem fio (2,45), o valor dos produtos vendidos em lanchonetes e restaurantes (2,59), a taxa de estacionamento (2,62) e o preço dos produtos vendidos nos estabelecimentos comerciais (2,91).
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