Em três dias o Aeroporto Go­­vernador José Richa, em Londrina, permaneceu fechado por 38 horas, causando transtorno a passageiros, com voos atrasados e 65 cancelados. As 34 horas restantes em que o terminal ficou aberto, operou normalmente ou por instrumentos.

CARREGANDO :)

O motivo do fechamento da pista do aeroporto e do cancelamento de voos em Londrina foi o mau tempo, mais precisamente a neblina, que cobriu a cidade desde domingo, em diversos momentos. "Isso gera dificuldades, problemas para as pessoas. A gente não tem como mensurar, mas prejudica negócios e eventos", declarou o superintendente da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), Marcus Vinícius Pio. A estimativa é que, entre domingo e segunda de manhã, 1,1 mil passageiros tenham sido prejudicados com o cancelamento de voos.

Segundo dados da Infraero, o aeroporto ficou 12 horas fechado no domingo, e 17 voos foram cancelados; na segunda, o terminal permaneceu 16 horas fechado, em horários alternados, com 34 voos cancelados; e ontem, foram dez horas, até as 17 horas, e 14 voos tinham sido cancelados. "Quando o passageiro procura o avião, é porque ele precisa de agilidade. A maioria [dos passageiros] é de empresários", avaliou o superintendente da Infraero.

Publicidade

Segundo Pio, a instalação do Instrument Landing System (ILS), que auxilia os aviões em condições climáticas desfavoráveis, minimizaria o número de horas fechadas, mas não resolveria o pro­­blema. "Nenhum aeroporto do mundo trabalha com 100% de operacionalidade." O superintendente informou que aguarda o repasse à União dos terrenos no entorno do aeroporto para que o aparelho seja comprado e instalado.

Maringá

A situação foi diferente em Ma­­ringá nesses mesmos três dias em que o terminal de Londrina ficou fechado por causa da neblina. Lá o Aeroporto Silvio Name Júnior ficou apenas três horas fechado. Um voo foi cancelado, mas por problemas operacionais, e não em razão do mau tempo. A informação é do gerente de operações de segurança do aeroporto de Maringá, Fernando Moraes.

Segundo Moraes, o terminal de Maringá recebeu dez voos que deveriam pousar em Londrina (um no domingo, sete na segunda e dois na terça).