As obras no estacionamento devem ser finalizadas até o fim do mês, com mais 2.202 vagas| Foto: Ivonaldo Alexandre / Gazeta do Povo

Interrupção

Para evitar transtornos durante o fim de ano, as obras na pista dos aeroportos Afonso Pena, em São José dos Pinhais, e Governador José Richa, em Londrina, serão interrompidas pelas próximas semanas.

AFONSO PENA

As obras hoje ocorrem entre 0h15 e 6h15, de segunda-feira a sábado. Nos fins de semana, o fechamento se dá entre 20h15 de sábado e 12h15 de domingo.

As obras serão suspensas a partir da próxima quinta-feira, até o dia 9 de janeiro. Nesse período, o aeroporto volta a funcionar 24 horas.

GOVERNADOR JOSÉ RICHA

A pista está fechada hoje para obras da meia-noite às 6 horas de segunda a sexta-feira.

Em Londrina, as obras serão interrompidas a partir da próxima sexta-feira, até o dia 4 de janeiro.

CARREGANDO :)

As obras na pista do Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, serão suspensas temporariamente a partir da próxima quinta-feira. A medida da Infraero visa diminuir os transtornos causados pelo aumento previsto de 10% no número de passageiros, durante o fim de ano. As obras serão retomadas a partir do dia 9 de janeiro.

A expectativa é de que cerca de 638 mil pessoas passem pelo Afonso Pena entre dezembro e janeiro. As obras, que contemplam o recapeamento e substituição das luzes da pista, além da montagem da estrutura física para receber o sistema de pouso por instrumentos ILS-3, seguirão até junho do ano que vem. Atualmente, operários e engenheiros trabalham na montagem da infraestrutura elétrica e pavimentação da pista.

Publicidade

Desde setembro, os voos estão interrompidos durante a madrugada, de segunda-feira a sábado, e nos fins de semana, das 20h15 de sábado até as 12h15 de domingo. Além do Afonso Pena, o Aeroporto Governador José Richa, em Londrina, também terá as obras na pista suspensas a partir da próxima semana (veja box nesta página).

Já as obras no estacionamento do Aeroporto Afonso Pena, iniciadas em março, devem ser finalizadas até o fim deste mês. Serão disponibilizadas um total de 1.806 vagas para automóveis, 196 vagas para idosos e pessoas com deficiência física e mobilidade reduzida, quatro vagas para micro-ônibus e 196 vagas para motos. Segundo a Infraero, desde dia 24 de novembro, à medida que os bolsões de estacionamento são finalizados, novos espaços estão sendo liberadas para uso. A Infraero não informou o total de vagas já disponíveis.

Desapropriações

Além da instalação do ILS-3, prevista para 2013, outra antiga reivindicação de usuários e empresários da região começa a ganhar forma no Afonso Pena. Quarta-feira, o governador Beto Richa assinou o decreto que declara de utilidade pública para desapropriação uma área de 751,1 mil metros quadrados, no entorno do aeroporto. Os terrenos devem ser usados para a implantação da terceira pista de pousos e decolagens, além da ampliação do terminal de passageiros.

Segundo a Secretaria de Infraestrutura e Logística do Estado, a assinatura do decreto dá carta branca para o andamento dos projetos de engenheria e estudos ambientais necessários para a obra da terceira pista, que deve ter 3.400 metros. A nova pista chegou a ser cogitada ainda para a Copa do Mundo de 2014, mas foi excluída do pacote de investimentos previstos para os aeroportos das cidades-sede do evento. Fala-se agora que a obra só deve ser mesmo concluída em 2018.

Publicidade

* * * * *

Interatividade

O que fazer para evitar tumultos no fim de ano nos aeropor­tos?

Escreva para: leitor@gazetadopovo.com.br

As cartas selecionadas serão publicadas na Coluna do Leitor.

Publicidade