2.501 metros quadrados será o tamanho do novo terminal de passageiros do aeroporto de Cascavel, três vezes maior do que o atual.

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Após duas reformas e ampliações – uma no início do ano e outra em 2012 – no terminal de passageiros do aeroporto de Cascavel, a Companhia de Engenharia de Transporte e Trânsito (Cettrans) do município anunciou a demolição do prédio atual e a construção de um novo terminal. A obra, que será feita em parceria com o estado e a União, está estimada em R$ 7 milhões.

O presidente da Cettrans, Paulo Gorski, diz que a ampliação em cem metros realizada no ano passado foi necessária em função do aumento da demanda, que triplicou de 2010 para 2012. Juntas, as duas obras custaram R$ 134 mil.

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Mesmo com a reforma e ampliação, o atual terminal se tornou inadequado pela crescente procura. "O terminal está no limite de sua capacidade e não dispõe de facilidades e espaços para ampliar o mix de empresas e serviços aos seus atuais e futuros usuários", diz.

Ainda não há uma data definida para o início das obras, que precisam ser licitadas. O novo terminal terá 2.501 metros quadrados, três vezes maior do que o atual, e ficará a 285 metros do eixo da pista.

O terminal foi projetado para oferecer todos os serviços exigidos pela legislação aeroportuária. O espaço terá uma sala de embarque com capacidade para 150 passageiros sentados. Também faz parte do projeto sistema de esteira de bagagens, lojas, check-in e praça de alimentação, entre outros espaços.

Já há um estudo para ampliar o comprimento da pista de 600 a mil metros ou a executar uma nova pista "cru­zada" a partir de uma das cabeceiras.

Rebaixado

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No mês passado, o aeroporto de Cascavel foi rebaixado de nível pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) por não manter no local um número considerado ideal de bombeiros de aeródromo. Com isso, o número de pousos e decolagens teve de ser reduzido. Desde o dia 3 de junho uma equipe de 17 guardas patrimoniais realiza o curso de bombeiros, ministrado pela Infraero. O curso tem duração de 30 dias. "Com a certificação dos novos bombeiros, em seguida nova documentação será encaminhada à Anac requerendo o retorno do nível 3 de proteção de incêndio do aeroporto, para o nível 4, anteriormente existente", declara Gorski.