Os juizados especiais instalados nos aeroportos de Congonhas, na zona sul de São Paulo, e de Cumbica, em Guarulhos, na região metropolitana, registraram 445 reclamações durante o período das festas de fim de ano. No ano passado, esse número tinha sido de 394.
Os dados foram divulgados pelo Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), que contabilizou os registros feitos entre os dias 20 de dezembro e 6 de janeiro. Os dados, porém, não podem ser comparados aos registrados entre 2012 e 2013, pois foram contabilizados quatro dias a menos naquela ocasião.
A grande maioria das reclamações ocorreu em Cumbica, totalizando 380, sendo apenas 65 registradas em Congonhas. A queixa mais comum foi a falta de assistência das companhias aéreas (130), seguido por falta de informações (126), atrasos de voos (54), problemas com bagagem (53), entre outros.
No acumulado do ano de 2013, os juizados dos dois aeroportos totalizaram 6.710 reclamações e prestaram 6.949 orientações.
Os juizados foram instalados em 2010 em razão do crescente aumento de reclamações relacionadas ao serviço de transporte aéreo. Além das reclamações, foram feitos ainda 240 atendimentos para orientação de passageiros no Natal de 2013.
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