Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Tráfego aéreo

Aeroportos vivem dia de calma, mas teste será amanhã

Brasília – Depois de uma semana de caos, os principais aeroportos do país registraram ontem poucos atrasos nos pousos e decolagens. Também não houve confusão e tumulto nos saguões. A tranqüilidade, no entanto, pode acabar amanhã, segundo os controladores de vôo.

Em nota divulgada ontem à tarde, a Associação Brasileira de Controle de Tráfego Aéreo, afirma que a normalização ontem é resultado da queda de movimento durante o feriado, mas amanhã, com o fim do feriadão, a situação deve voltar a se agravar.

O documento diz que os problemas de atraso e cancelamento dos vôos podem perdurar por algum tempo e critica a convocação compulsória de todos os controladores feita pela Aeronáutica na quinta-feira. A associação diz que "a medida desrespeita os parâmetros de descanso e abala emocionalmente" os funcionários.

O ministro da Defesa, Waldir Pires, ao contrário, acredita que a situação vai permanecer tranqüila inclusive na volta da folga prolongada, amanhã e segunda-feira. Ele afirmou que a convocação de 149 controladores de vôo ajudou a amenizar o caos que se instalou nos terminais desde a semana passada. Esta também é a previsão da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

Os controladores pedem a contratação de mais trabalhadores e melhores condições de serviço. Depois de muitas reuniões, ficou acertado que, na quarta-feira, um grupo de trabalho interministerial começa a estudar a reestruturação do setor, que inclui um plano de carreira, uma gratificação e a principal reivindicação: desmilitarizar os controladores de tráfego aéreo.

"Na verdade, essa gratificação serve para dar recompensa, reconhecimento da sociedade. Mas nós não queremos gratificações. Queremos um reestruturação que será uma conseqüência do reconhecimento", garante Wellington Rodrigues, presidente da associação da categoria.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.