O Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, reabriu para pousos na manhã desta sexta-feira (10), por volta das 8 horas. As decolagens ocorriam normalmente. O nevoeiro causou a interrupção das atividades.
Dezesseis dos 18 voos programados para o Afonso Pena nesta sexta-feira (10) foram cancelados, de acordo com o relatório da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) das 8 horas.
O Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu, no Oeste do Paraná, reabriu para pousos por volta das 9h50. O nevoeiro também havia sido o motivo do fechamento. O terminal não fechou para decolagens.
O Aeroporto Silvio Name Junior, em Maringá, na região Noroeste, reabriu para pousos e decolagens, por volta das 10h10. O terminal fechou às 7 horas por causa do nevoeiro.
O Aeroporto Governador José Richa, em Londrina, no Norte do estado, estava aberto e operava por instrumentos nesta manhã. O terminal ficou fechado durante a madrugada por causa do nevoeiro, mas não foi informado por quanto tempo.
Havia dois voos cancelados em Foz do Iguaçu, dois em Londrina e dois em Maringá.
A Infraero informou que o fechamento dos aeroportos do Paraná não tem relação com as cinzas do vulcão chileno Puyehue.
Cinzas do vulcão causam restrições no RS e em SC
A Força Aérea Brasil (FAB) divulgou um comunicado na madrugada desta sexta-feira (10) informando que a nuvem do vulcão ocupa 70% do território do Rio Grande do Sul e deve entrar em Santa Catarina.
De acordo com a FAB, "apesar da previsão de ocorrência de camada de nuvens ao nível do solo, não foram registrados, até por volta de 2h, relatos de que isso tenha acontecido em aeroportos da região Sul".
As companhias áreas cancelaram, por precaução, voos em terminais do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
A Gol suspendeu as operações nos aeroportos de Florianópolis, Chapecó e Navegantes, em Santa Catarina, a partir das 4h desta sexta. A Tam cancelou todos os seus voos para Porto Alegre entre 21h desta quinta e 10h de sexta. Partidas para Buenos Aires e Montevidéu também foram canceladas.
As companhias Azul, Webjet e NHT também anunciaram cancelamentos. Segundo as empresas, o objetivo é garantir a segurança das operações.
Mais informações em breve.