O Aeroporto Internacional Afonso Pena registrou atrasos superiores a uma hora em 25% dos vôos, nesta terça-feira (3). Estavam previstos para o terminal aéreo, que fica em São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba, 67 vôos entre as 0h e às 12h. De acordo com a Infraero, 17 vôos, entre pousos e decolagens atrasaram e outros sete foram cancelados.
No entanto, a situação dos atrasos pode aumentar durante esta terça-feira, em razão dos atrasos no aeroporto de Cumbica, em Guarulhos. A neblina deixou fechado o aeroporto de São Paulo das 22h22 de segunda-feira (2) até as 5h04 desta terça-feira. O fechamento deixou o saguão do aeroporto lotado de passageiros e criou muita confusão em Cumbica.
Já no Afonso Pena, de acordo com a Infraero, o movimento na manhã desta terça-feira foi tranqüilo com poucos passageiros passando pelo saguão do aeroporto.
Entre os vôos com maior atraso na manhã desta terça-feira está o Gol 1735, que tinha a seguinte rota: Vitória Galeão Campinas Curitiba. O pouso no Afonso Pena estava marcado para as 0h10, mas o avião chegou apenas às 1h40, 90 minutos de atraso.
O outro vôo que teve grande demora é o Gol 1833, que sai de Curitiba com destino a Porto Alegre, Rio Grande do Sul. A decolagem estava prevista para as 7h25, mas até as 9h40 o vôo não tinha saído de aeroporto.
Sem neblina
Com o céu limpo, as condições meteorológicas não atrapalharam o funcionamento do Afonso Pena. Segundo informações da Infraero, da 0h às 3h o aeroporto teve funcionamento visual. Das 3h às 6h20 a operação foi por meio de instrumentos. Depois desse horário até 7h40 a operacionalidade foi pelo sistema ILS categoria 1.
A operação voltou a ser feita por instrumentos das 7h40 às 8h30. Após este horário o funcionamento voltou a ser visual.