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Confira o horário de funcionamento dos serviços públicos no feriado de Natal| Foto:

Procon-SP cobra esclarecimentos sobre atrasos da Gol

A Fundação Procon-SP, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Governo de São Paulo, notificou de forma preventiva, nesta terça-feira (23), a Gol Linhas Aéreas para prestar esclarecimentos sobre problemas enfrentados por consumidores nos últimos dias. A empresa aérea tem 24 horas para se defender.

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O Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba, registrou atraso em 16,3% das decolagens programadas entre meia-noite e 17 horas desta terça-feira (23). De acordo com a Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero), de 61 decolagens previstas, dez saíram mais de 30 minutos após o horário previsto. Um vôo foi cancelado. O quadro é mais tranqüilo que o divulgado às 8 horas pela Infraero, quando atrasos atingiam 33,3% das partidas.

Oito dos dez vôos atrasados no Afonso Pena são da companhia aérea Gol, enquanto os outros dois são das empresas Trip e Passaredo. Procurada pela reportagem, a Gol informou, por meio de assessoria de imprensa, que quatro das operações fora de horário foram realizados entre meia-noite e 6 horas e sofreram atrasos em conseqüência do temporal que atingiu a cidade de São Paulo na segunda-feira (22). Segundo a companhia, como as aeronaves chegavam atrasadas em Curitiba, ainda em operações referentes à segunda-feira, as decolagens também aconteceram fora do previsto.

Os outros quatro atrasos, segundo a Gol, ocorreram por conta do alto tráfego aéreo registrado nesta época do ano. O grande movimento de aeronaves no Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro seria o principal motivo de atrasos nesta terça-feira, de acordo com a empresa. Segundo a Infraero, a estimativa de crescimento de passageiros nesta época do ano nos aeroportos da rede é de 8%.

Brasil

No total do país, o índice é pouco maior que o registrado no Paraná: entre a meia-noite e 17 horas, 337 de 1327 vôos apresentaram atraso de mais de meia hora, o que representa 25% das operações. Nos demais aeroportos do Paraná, não foram registrados atrasos até o fim da tarde.

Das companhias aéreas, a Gol é a que apresenta mais problemas com os horários também em todo país. Na tarde de segunda-feira, a empresa anunciou que aumentou o número de aeronaves reservas para amenizar os atrasos que a empresa teve nos últimos dias. Mesmo assim, nesta terça-feira, de 304 vôos programados, 132 (43,4%) partiram mais de trinta minutos depois do previsto. Outras empresas com alto índice de atraso são a Varig, com 34,5% (29 de 84 previstos), e a Webjet, com 25% (9 de 36).

Segunda-feira

A segunda-feira (22) também foi marcada por atrasos na região de Curitiba. Até as 20 horas, a cada quatro vôos que saíram do Afonso Pena, um apresentou atraso de mais de meia hora. Os valores aproximaram o aeroporto, que teve 25,6% de atrasos, da média nacional, de 28,4%. Dos 88 vôos previstos para sair do aeroporto até o horário, 22 atrasaram e quatro foram cancelados.

Dos principais aeroportos brasileiros, o de Brasília foi o que apresentou o maior índice de atraso, 35,4%. Um temporal na metade da tarde, além dos alagamentos pela cidade, prejudicou o funcionamento dos aeroportos de São Paulo, causando um efeito-dominó nos demais. Congonhas, na capital paulista, teve 75 operações atrasadas, num total de 33,8%, pouco mais de um terço de todas as decolagens. Guarulhos, na região metropolitana de São Paulo, registrou 53, o equivalente a 27% de todas as partidas.

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