O Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, apresentou atrasos acima de uma hora em 34% dos vôos previstos entre a 0h e às 17h desta quinta-feira (28). O terminal ficou fechado para pousos entre 8h e 9h50, devido a um forte nevoeiro.
Estavam previstos, segundo a Infraero, 110 vôos para o aeroporto, entre pousos e decolagens. Foram 17 pousos com atrasos superiores a uma hora e outras 21 decolagens fora do horário, também com demora acima de uma hora. O maior atraso foi o vôo 6162 da OceanAir, que estava previsto para pousar às 7h30 e só aterrizou às 11h16.
Ainda de acordo com a Infraero, 11 vôos foram cancelados nesta quinta. Não foi informado se os cancelamentos foram em conseqüência do fechamento do aeroporto para pousos ou se já estavam previstos pelas companhias áreas. Quanto aos atrasos, a Infraero informou que os vôos chegam com atraso ao Afonso Pena e decolam também fora do horário.
Pela manhã o número de atrasos foi maior e atingiu 37% dos vôos previstos. Entre as 0h e 12h estavam programados 69 vôos para o aeroporto, entre pousos e decolagens. Foram registrados atrasos em 26 vôos e 9 foram cancelados, segundo a Infraero.
De acordo com o setor de meteorologia do aeroporto, a partir das 10h15 o Afonso Pena começou a operar por instrumentos. Durante o período das 9h50 até as 10h15, a funcionalidade do terminal aéreo variou do sistema de operacionalidade ILS categoria 1 e categoria 2, em razão das condições meteorológicas. Desde o fim de semana, o Afonso Pena não registrava atrasos superiores a 15% dos vôos.