O Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, vai contar com um Centro de Gerenciamento Aeroportuário (CGA) a partir de sexta-feira (2). A Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) também vai instalar um centro desses moldes no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre.
O CGA coordena e monitora, em tempo real, as operações das aeronaves e a movimentação de passageiros e bagagens no terminal. As operações são realizadas em sincronia com as empresas aéreas e outros órgãos públicos, como a Polícia Federal (PF), Receita Federal, Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e Vigilância Agropecuária (Vigiagro), por exemplo.
Segundo o superintendente da Regional Sul da Infraero, Carlos Alberto da Silva Souza, a instalação do CGA em parceria com outros órgãos e empresas vai ser benéfica aos passageiros que usam o aeroporto. Ele explica que, com a central, é possível se antecipar aos acontecimentos e cita como exemplo a formação de fila. O problema poderá ser resolvido acionando órgãos e companhias para tripular balcões e agilizar atendimentos, por exemplo.
No Afonso Pena, o CGA terá representantes de empresas aéreas, dos órgãos públicos e da empresa de ônibus responsável pelo transporte de passageiros no pátio do aeroporto. A central terá operação 24 horas.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião