O Aeroporto Internacional Afonso Pena deverá ganhar mais espaço para estacionamento. De acordo com o superintendente da Infraero no Paraná, Antônio Pallu, um edifício-garagem com cerca de 3 mil vagas deverá ser licitado ainda neste ano. A informação foi adiantada durante a vistoria dos vereadores da Comissão da Copa da Câmara Municipal de Curitiba ao terminal.
Os vereadores foram ver de perto o andamento das obras no aeroporto. Entre as reformas está a ampliação do atual estacionamento, que passará de 670 para 2.202 vagas. Entre as obras a serem executadas ainda estão a implantação de 34 balcões de check-in (passando de 30 para 64 unidades), oito portões de embarque (14 no total) e mais quatro esteiras de bagagem (oito no total). Atualmente o Afonso Pena tem a capacidade de movimentar 6 milhões de passageiros ao ano e após a reforma deve passar a 8 milhões.
ILS-3
O superintendente também informou que as obras de iluminação já permitem o uso do sistema ILS-2 em ambas as cabeceiras da pista principal. "Seremos o primeiro aeroporto do país com essa condição, cumprindo requisitos necessários para a instalação do ILS-3. Essa mudança não é só a troca de um software, mas implica também em obras físicas, de engenharia e logística, pois a aeronave precisa fazer a aterrissagem em segurança e ser guiada até a posição final em solo", explica Pallu.