Uma agência da Caixa Econômica Federal (CEF) de Londrina bloqueou preventivamente os cartões dos seus clientes para evitar clonagem. A CEF não informou quantos clientes foram vítimas de clonagem, nem se os golpistas já conseguiram movimentar dinheiro das contas. O caso será investigado pela Polícia Federal de acordo com informações do ParanáTV desta quarta-feira (5).
O aposentado Antonio Gomes da Silva foi um dos clientes que tentaram utilizar o caixa eletrônico no fim de semana e não conseguiram. "Não funcionou. Ontem eu voltei aqui e me falaram que estava cancelado", relata. O sistema de segurança apontou que nos últimos dois finais de semana, golpistas instalaram aparelhos para clonagem nos caixas eletrônicos, possibilitando a cópia de dados e desvio de dinheiro das contas dos clientes.
A delegacia de Londrina já investiga outros golpes na região. Em um deles, em Rolândia, foi instalado um aparelho para copiar dados de cartões, há quatro meses. Como mostram imagens de aquivo de uma reportagem do ParanáTV, o equipamento tinha até microcâmera para gravar a digitação das senhas. Segundo a Federação Nacional dos Bancos, somente em 2005 mais de R$ 300 milhões foram desviados em golpes contra bancos, a maior parte em fraudes pela internet e em caixas eletrônicos.
Conforme a reportagem, os clientes que foram vítimas de clonagem não precisam ir à agência. Eles vão receber em casa um novo cartão. Os bancos também são responsáveis por ressarcir o dinheiro que tenha sido desviado pelos golpistas.
Na manhã de terça-feira (4), um rapaz foi preso em flagrante dentro de uma agência bancária do bairro Alto da XV, em Curitiba, com cartões clonados.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião