Números da Urbs
Infrações
Em média são aplicadas 40 mil autos de infração por mês em Curitiba. São multas do Estar, de trânsito, lombada e radar eletrônico
O radar eletrônico responde por cerca de 50% destas multas
Cerca de 2,5 mil motoristas contestam a infração
Estar
Com uma circulação média de 30 mil veículos por dia na cidade, os agentes de trânsito aplicam, em média, 29 mil avisos de infração por mês.
Os principais motivos são: falta de cartão e horário vencido
82% dos motoristas que recebem o auto de infração regularizam a situação ao pagar R$ 7,50 (valor do bloco) na Urbs ou para a própria agente que fez a notificação
*Os dados foram repassados pela Urbs
A agente de trânsito da Diretran (Diretoria de Trânsito de Curitiba) Luciane Estela Barros Domingues foi demitida por justa causa na manhã desta quinta-feira (2) acusada de emitir multas irregulares para dois motoristas. Os dois condutores moram no prédio em que Ivone Estela Barros, mãe da agente, é síndica. Os dois teriam sofrido represálias depois que questionaram a ação de Ivone frente ao condomínio.
"Ela (Luciane) usou o órgão público como represálias, para assuntos pessoais", disse o vendedor Edson Drago, um dos lesados. Só ele levou seis multas de trânsito da agente. O valor ultrapassa R$ 1 mil e com os 22 pontos acumulados na carteira de motorista, Drago perdeu a licença. O vendedor explicou à reportagem do Paraná TV que só percebeu que havia algo errado quando recebeu a última multa.
"No dia e hora que fui multado eu estava em Paranaguá (Litoral). Era, portanto, impossível a aplicação da multa em Curitiba", disse. O vendedor apresentou tickets do pedágio, nota fiscal do restaurante onde almoçou e um comprovante que confirma a permanência dele e do carro num hotel de Paranaguá. Ao todo, Drago e o empresário Carlos Vandembruck levaram 13 multas - todas aplicadas por Luciane. As notificações eram aplicadas desde novembro de 2006.
As vítimas foram até a Urbs (Urbanização de Curitiba S/A), que gerencia o sistema de transporte e trânsito em Curitiba, e relataram a "coincidência": as multas sempre eram aplicadas pela mesma agente. A Urbs, segundo a assessoria, abriu um processo interno e há três semanas teria comprovado as irregularidades quando viu que Luciane aplicou uma multa no horário em que estava dando uma palestra num colégio - há 2 km do local onde o carro estaria estacionado. As 13 multas aplicadas pela agente ao vendedor e empresários serão canceladas e os pontos nas carteiras zerados.
Luciane só foi demitida nesta quinta porque desde a semana passada não aparecia para trabalhar. A Urbs, ainda por meio de sua assessoria, frisou que o caso de Luciane é isolado e que não pode comprometer o trabalho dos 400 agentes de trânsito que trabalham nas ruas da cidade. A empresa ressalta ainda que todos os agentes, quando ingressam no trabalho, recebem treinamento que aborda legislação, ética e relacionamento com o público.
Entretanto, a assessoria da Urbs afirma que não há um controle sobre a aplicação das multas. O trabalho é feito com base na integridade e honestidade dos cerca de 400 agentes que trabalham nas ruas de Curitiba.
A reportagem da Gazeta do Povo Online não conseguiu encontrar Luciane e Ivone Estela Barros para comentar o caso.
Prejuízo recorde ressalta uso político e má gestão das empresas estatais sob Lula 3
Moraes enfrenta dilema com convite de Trump a Bolsonaro, e enrolação pode ser recurso
Carta sobre inflação é mau começo para Galípolo no BC
Como obsessão woke e negligência contribuíram para que o fogo se alastrasse na Califórnia
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora