Um agente penitenciário foi mantido refém por mais de cinco horas entre a tarde e noite desta segunda-feira (10) em um motim na Penitenciária Estadual de Piraquara 2 (PEP 2), na Região Metropolitana de Curitiba. O Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar (Bope) e agentes da Secretaria Estadual de Justiça e Direitos Humanos (Seju) foram ao local para negociar com os 24 presos rebelados e conseguiram a liberação do agente após a promessa de transferir quatro deles para outros presídios do estado.
A assessoria de imprensa da Seju informou que ninguém ficou ferido na situação. O órgão disse também que não irá divulgar os locais para onde irão os presos transferidos.
Banho de sol
O vice-presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Paraná (Sindarspen), Anthony Johnson, afirma que o tumulto ocorreu após o banho de sol, quando os presos voltavam para as celas. Segundo o agente, dois homens faziam a escolta dos 24 encarcerados.
No momento em que um dos agentes conduzia três dos condenados a uma das 16 celas, ele foi rendido e feito refém. O sindicalista afirma que os amotinados estão acomodados em uma área de isolamento adaptada para o convívio entre os presos, o que dificulta o trabalho de escolta dos agentes. "Foi feita uma adequação e aumentada a capacidade da área de isolamento, mas a cadeia não suporta esse espaço. Não há efetivo suficiente", critica Johnson.
Ainda de acordo com ele, a área em que as celas foram instaladas não suporta que os presos tomem banho de sol devido à distância entre elas e o pátio.
Quem são os jovens expoentes da direita que devem se fortalecer nos próximos anos
Frases da Semana: “Kamala ganhando as eleições é mais seguro para fortalecer a democracia”
Iraque pode permitir que homens se casem com meninas de nove anos
TV estatal russa exibe fotos de Melania Trump nua em horário nobre
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião