Um agente prisional perdeu a mão durante treinamento do Curso de Operações Penitenciárias Especializadas (Cope), em Cuiabá, na quarta-feira (8). Segundo nota divulgada nesta quinta-feira (9) pela Secretaria Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), "o agente sofreu lesão permanente na mão direita após explosão de uma granada de efeito moral usada na contenção de crise dentro das unidades prisionais".
A pasta informa que foram abertos inquéritos policiais civil e militar para apurar as causas do acidente. Uma perícia deve indicar se houve falha do equipamento. O agente que ficou ferido e outros participantes recebem apoio de psicólogos e assistentes sociais.
A nota diz que o agente Adão Ramos da Silva pediu ajuda ao instrutor porque a granada estaria com problemas. O objeto teria explodido antes da chegada do instrutor. Ainda de acordo com a secretaria, o agente recebeu atendimento médico no local e foi encaminhado ao hospital.
O curso, que é administrado pela Polícia Militar, foi interrompido na quarta-feira e retomado nesta quinta. No total, 56 agentes participam da capacitação, que deve terminar em março. Um dos objetivos é treinar agentes para que eles possam usar arma de fogo. Os participantes foram selecionados por meio de processo seletivo interno.
Lula vai trabalhar crise dos deportados internamente sem afrontar Trump
Delação de Mauro Cid coloca Michelle e Eduardo Bolsonaro na mira de Alexandre de Moraes
Crise do Pix, alta de alimentos e Pé-de-Meia mostram que desconfiança supera marketing de Lula
Tiro no “Pé-de-Meia”: programa pode levar ao impeachment de Lula; ouça o podcast
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora