Agentes de trânsito de Curitiba do turno da manhã ficaram fora das ruas nesta segunda-feira (1º.). A interrupção nos trabalhos foi uma forma de protesto da categoria contra a morte do colega de trabalhoReynaldo Lopes na última sexta-feira (29), assassinado a tiros enquanto atendia uma ocorrência na Cidade Industrial de Curitiba.
Depois de uma reunião entre membros do Sindicato dos Trabalhadores em Urbanização do Estado do Paraná (SindiUrbano) e a Secretaria Municipal de Trânsito(Setran), que começou por volta das 9 e terminou por volta das 11h30, ficou definido que à tarde os agentes que trabalham em áreas de EstaR (Estacionamento Regulamentado) voltam ao trabalho, enquanto os funcionários que fiscalizam o trânsito só retornarão aos seus postos nesta terça-feira (2).
No encontro foram debatidos, segundo a Setran, ajustes rotina de trabalho dos agentes, que pedem mais segurança para toda a categoria.
Segundo o sindicato, cerca de 750 profissionais da área trabalham em Curitiba. A Setran informou, no entanto, que a categoria abrange 356 trabalhadores, sendo 169 somente para fiscalização do EstaR. Em cada turno, trabalham entre 60 e 70 agentes em cada uma das duas funções.
A Setran informou ainda que se comprometeu, durante a reunião, a exigir mais rigor da Polícia Civil na investigação que apura as circunstâncias do assassinato do agente.
Agente assassinado
Reynaldo Lopes foi morto a tiros na noite de sexta-feira (29) na Cidade Industrial de Curitiba. Segundo a Polícia Militar, a vítima tinha 50 anos e foi encontrado morta com ferimentos de bala dentro de uma viatura da Setran na rua Ricardo Emilio Michel.
Ainda de acordo com polícia, a vítima foi atender uma ocorrência de estacionamento irregular denunciada pelo 156 e, quando passava pela Rua Professor Algacyr Munhoz Maeder (esquina da rua com a qual ele foi encontrado), por volta das 21h10, teria sido abordado por dois homens que estavam em uma moto que atiraram contra ele. O carro ainda andou alguns metros, subiu em cima da calçada até parar.
O corpo de Lopes foi enterrado na tarde deste domingo (31) no Cemitério Evangélico, em Almirante Tamandaré.