A Secretaria de Trânsito de Curitiba (Setran) decidiu dividir o foco de cerca de 60 agentes que antes tinham como prioridade a fiscalização do Estacionamento Regulamentado (EstaR). Desde o fim da tarde de ontem, esses fiscais também passaram a atuar em 40 cruzamentos da região central para melhorar a fluidez do trânsito.
Segundo o secretário municipal de Trânsito, Marcelo Araújo, a medida foi tomada para atender a um anseio da população. "É uma ação educativa, pois a ideia não é só multar. Percebemos que a população sentia falta da presença do agente nesses pontos", afirmou.
"A ideia não é multar, e sim orientar os motoristas a não avançarem no sinal vermelho ou bloquearem cruzamentos. Mas é claro que, dependendo da infração, é nossa atribuição fazer a autuação", disse um dos agentes, que preferiu não ter o nome divulgado.
No fim da tarde de ontem, na Avenida Sete de Setembro, os agentes já haviam deixado de caminhar entre os carros estacionados nas vagas demarcadas pelo EstaR para se posicionarem em cruzamentos da via.
Segundo Adão José Lara Vieira, diretor de fiscalização da Setran, a medida não afetará a fiscalização sobre motoristas que estacionam seus carros de forma irregular. "Agora, a partir das 17h, o trabalho [dos agentes] ficará mais dinâmico, mas o agente do EstaR já tinha como atribuição a fiscalização sobre outras infrações de trânsito".
Além dos 60 profissionais, a equipe que trabalhará nos cruzamentos contará com o reforço de 20 fiscais de trânsito. A ação não tem prazo para terminar e ocorrerá, diariamente, entre 17h e 20h.