A partir desta terça-feira (30), agentes penitenciários do estado realizam manifestações em Curitiba para reivindicar um reajuste nas gratificações recebidas pelos trabalhadores da categoria. A decisão foi anunciada na tarde desta segunda-feira (29) pelo Sindicato dos Agentes Penitenciários do Paraná (Sindarpen).
De acordo com informações do sindicato, a Secretaria Estadual de Administração e Previdência (Seap) teria garantido um reajuste de 14,89% nas gratificações recebidas pelos agentes. O valor destes adicionais estariam congelados desde 2006. No entanto, o decreto de rajuste não foi assinado pelo governador.
Em protesto, os representantes do Sindarspen decidiram em assembleia marcar uma série de manifestações para esta semana. Na manhã de terça-feira, os trabalhadores se reúnem na Praça Santos Andrade e realizam uma caminhada até a Praça Rui Barbosa, onde vão entregar diversos panfletos relacionados às reivindicações da categoria.
Na quarta (31) e na quinta-feira (1º), os agentes prometem se concentrar em frente ao Palácio das Araucárias, sede do governo estadual. O objetivo é solicitar uma audiência com Orlando Pessuti (PMDB), que assume o cargo de governador no primeiro dia do mês de abril.
A reportagem tentou contato com a Seap na noite desta segunda-feira, mas não obteve sucesso. Atualmente, existem cerca de 3,5 mil agentes nos 23 presídios do estado.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora