Ela está em contagem regressiva. Em um mês, Sali Guslen vai embarcar para a viagem de seus sonhos. Já revisou mentalmente a bagagem, preparou toda a documentação, pagou antecipadamente todas as taxas e pendências e está ensaiando seu desempenho na alfândega, para não fazer feio na hora em que chegar à terra estrangeira. "Sempre quis fazer isso e nunca tive oportunidade. Agora é a minha vez", conta a pedagoga aposentada de 60 anos.
O entusiasmo para encarar uma temporada de intercâmbio cultural na Inglaterra não é menor do que o de uma adolescente prestes a passar uma semana na Disney. Sali está eufórica com a oportunidade de frequentar a escola e morar em uma casa de família tipicamente inglesa. A partir de agosto, vai passar 30 dias em Bournemouth, no litoral sul da Inglaterra. Vai aprimorar o inglês que tantas vezes ensaiou em concluir durante a vida e, de quebra, conhecer mais da cultura e dos hábitos do povo que vai recebê-la. "Nunca consegui terminar os cursos que comecei enquanto trabalhava. Há um ano estou me dedicando ao aprendizado com mais empenho. Viajar é a oportunidade de ouro para aprimorar o idioma, fora a experiência de vida", diz.
Sali faz parte de um novo filão de clientes das empresas de intercâmbio cultural. De olho no vigor e na saúde dos novos aposentados, foram criados os pacotes especiais para a terceira idade. Eles têm cargas horárias adaptadas nas escolas de línguas no exterior, roteiros culturais mais atraentes e hospedagem em casas de família da mesma faixa etária do estudante.
"Eles vão além do roteiro turístico comum, que pode ser muito cansativo e limitante. O pacote cultural alia o divertimento ao aprendizado e isso é enriquecedor", explica Wilson Rodrigues Vieira, diretor da Bex Londrina, uma das pioneiras neste tipo de atendimento no país.
A prática é muito comum entre os idosos europeus. Eles circulam pelo continente, cumprindo programações culturais e gastronômicas. Para ampliar o público, as escolas também adaptaram seus programas de aprendizado e oferecem uma didática no ensino de línguas mais voltada ao estudante maduro, com aulas mais curtas e com ritmo adaptado ao perfil. O fluxo de estudantes brasileiros aumentou. "Entre as 15 filiais do país, mandamos cerca de cem alunos acima de 50 anos para o exterior todo ano", diz Vieira.
O movimento aumentou nos últimos dois anos. O consultor Tiziano Borgonovo, da Expand, lançou o pacote depois da experiência com a própria mãe. Ele mora na Inglaterra há 12 anos e é o responsável pela base europeia da empresa, auxiliando estudantes nas rotinas da escola e hospedagem. Seu conhecimento sobre escolas e casas de família deu a segurança de que precisava para encaminhar a mãe Regina Rewai Borgonovo, de 67 anos, para as aulas em frente à sua residência, em Bournemouth. "Ela tinha vindo conhecer a minha filha e ficou uma temporada de três meses", conta.
Regina era a única brasileira de uma turma plural, com alunos de todas as faixas etárias e dos mais diferentes países. A professora aposentada conheceu um pouco mais da cultura e dos hábitos dos povos de várias partes do mundo por causa dos seus colegas. "Quem é de país frio, é mais retraído. Os mais expansivos são os que vêm de países quentes", diz. Quase cinco anos depois da experiência, conta com admiração sobre o que observou durante a temporada de estudos no exterior. "Os ingleses são extremamente educados, mas não fazem amizade facilmente. Pude frequentar a casa dos amigos do meu filho e observar a rotina doméstica deles. Também visitei escolas e vi como são cuidadosos com o meio ambiente", conta.
Regina mantém correspondência com os colegas de turma. Troca e-mails e cartões e guarda as lembranças em dezenas de fotos. Essa reciprocidade nas relações é uma das características dos intercambistas maduros, de acordo com Vieira, da Bex. "Com os mais velhos, conseguimos praticar o verdadeiro intercâmbio. Eles vão para fora e depois trazem os amigos que conheceram na escola ou seus anfitriões para virem ao Brasil", diz.
Serviço:
Intercâmbios Expand: www.expandlanguages.com.
Bex Intercâmbio Cultural: www.bexintercambio.com.br.