Depois de bater recordes de chuva em todo o Paraná, julho enfim se despede, seco e ensolarado, e dá lugar a um agosto que inicia também sem cara de inverno. O fim de semana será marcado pelo sol, céu sem nuvens e temperaturas elevadas em todas as regiões.
Nevoeiros
A frequência de nevoeiros no início das manhãs na região de Curitiba tem causado transtornos. Só nessa última semana, o Aeroporto Afonso Pena, em São José dos Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba, teve de fechar e suspender pousos e decolagens três vezes devido à restrição de visibilidade provocada pela névoa.
De acordo com meteorologistas do Simepar, os nevoeiros se formam graças à combinação de umidade concentrada e baixas temperaturas e são um fenômeno bastante comum nessa época do ano. As condições devem melhorar na próxima semana com a queda dos índices de umidade.
De acordo com o Simepar, o veranico ocorre devido à presença de uma massa de ar seco sobre o estado e a circulação de ventos em altitude. Essas condições formam uma espécie de bloqueio atmosférico sobre toda a região Sul do país, impedindo que as frentes frias avancem sobre o continente e as desviando diretamente para o Oceano Atlântico.
Outra característica típica do clima curitibano deve ser percebida em diversos municípios nesse fim de semana: a amplitude térmica, condição meteorológica em que há uma grande distância entre as temperaturas mínima e máxima registradas em um mesmo dia. Na capital, a amplitude térmica média é de 10°C, sendo que o recorde aconteceu em setembro do ano passado, quando a variação chegou a 18,3°C.
Nesse sábado (1º), os termômetros de Curitiba oscilam entre 10°C e 25°C – e dá-lhe camadas de roupas para não passar frio ou calor. Outras cidades, não tão acostumadas com essa gangorra climática, também terão mínimas e máximas distantes entre si: na região Sul, União da Vitória deve ter temperaturas entre 10°C e 24°C; em Guarapuava, que deve registrar a temperatura mais baixa em todo o estado, a variação ficará entre 9°C e 25°C; nos municípios da região Norte o calor será mais intenso, e a máxima, digna de verão, fica com Paranavaí, que alcança 31°C ao longo do dia.
O sol e o calor continuam presentes no domingo (2), quando as mínimas sobem em todo o Paraná. Em Curitiba, dia bom para o programa típico de fins de semana de céu azul, ao ar livre: os termômetros marcarão 26°C; no Sul e Noroeste, temperaturas ainda mais elevadas, em Francisco Beltrão, chegam a 28°C, e em Maringá, a 29°C.
O início da próxima semana deve ser quente também. Na segunda-feira (3), pouca variação nos termômetros, mas o céu começa a ficar encoberto em todas as regiões.
Sob pressão do mercado e enfraquecido no governo, Haddad atravessa seu pior momento
Premiê de Assad concorda em entregar poder a rebeldes da Síria
EUA alertam que Estado Islâmico pode tentar “tirar vantagem” da situação na Síria
Segurança pública de São Paulo enaltece recorde histórico de redução de crimes
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora