Temperaturas máximas deste inverno – com cara de verão – estão bem acima da média em agosto em Curitiba.| Foto: Marcelo Andrade/Gazeta do Povo

Curitiba caminha para ter o mês de agosto com temperaturas máximas mais altas dos últimos 18 anos. Graças ao prolongado veranico, a média das temperaturas máximas – considerando os primeiros quinze dias do mês – está em 26,7° C. Desde que os registros começaram a ser computados pelo Simepar, em 1997, o patamar mais alto havia sido alcançado em 2012, com 23,4° C de média de máxima (quando são somadas as mais altas temperaturas de cada dia e o valor é dividido pelo número de dias).

CARREGANDO :)

O meteorologista Fernando Mendes, do Simepar, destaca que ainda não dá para cravar que será o agosto com média de temperaturas máximas mais altas de Curitiba porque os próximos dias do mês prometem um friozinho. Contudo, ele comenta que, como os termômetros ainda vão estar na casa dos 20° C, a chance de os números ainda se manterem os maiores da série histórica são grandes.

Apesar do calor dos últimos dias – considerado insuportável por alguns curitibanos saudosos do frio –, o recorde de temperatura para um mês de agosto não dá mostras de que será batido. Em 2011, fez 30,6° C em Curitiba. Agora, a data agostina de termômetros mais em alta foi um sábado, dia 8, que chegou aos 30° C.

Publicidade
Temperaturas máximas estão bem altas neste inverno
Por causa do calor fora de época, muitas pessoas aproveitam os parques da cidade
O Parque Barigui é um dos lugares preferidos para quem gosta de praticar esportes ao ar livre
Cena de uma tarde quente de inverno no Parque Barigui
Uma pedalada fica bem mais agradável com os dias quentes que estão fazendo neste inverno
Temperatura média em agosto, em Curitiba, é de 26,4º C, nos primeiros 15 dias deste mês
Parque Barigui, em mais um dia de temperaturas altas no inverno
Inverno menos rígido leva mais pessoas aos parques de Curitiba